26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
02/04/2019

Professora Jacqueline alerta para diagnóstico tardio de meninas e mulheres autistas

Foto: Reprodução

Professora Jacqueline destacou que o amor e apoio dos familiares precisam andar lado a lado com os profissionais da saúde e educação

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na terça-feira (2/4), a vereadora professora Jacqueline (PHS), destacou em Plenário, na Câmara Municipal de Manaus(CMM), a dificuldade do diagnóstico em centenas de milhares de meninas e mulheres em todo o mundo, que lidam com o autismo sem nunca terem sido diagnosticadas.

 

Estima-se que 1 a cada 160 crianças em todo o mundo tenha o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mas há uma enorme disparidade nos diagnósticos por gênero.

 

De acordo com os números oficiais no Reino Unido, existem cerca de 700 mil pessoas no espectro do autismo, com uma proporção de aproximadamente dez homens para uma mulher. Outros estudos apontam ainda uma proporção de 16 autistas do sexo masculino para 1 do sexo feminino.

 

Além disso, a vereadora cobrou das autoridades melhorias para as escolas públicas de Manaus, que possam trabalhar na inclusão de alunos autistas, com adaptações de conteúdos, formação de professores e atividades que considerem as características de cada aluno.

 

Nessa segunda-feira (1), a vereadora participou de uma reunião com professoras da Escola Municipal Educacional Especial Andre Vidal de Araujo, localizada no bairro Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul da cidade, onde articulou novos projetos que possam trabalhar e aperfeiçoar as habilidades dos alunos com necessidades especiais, e garantindo assim uma vida mais produtiva e digna, não somente aos alunos, mas também aos pais e responsáveis, que lutam todos os dias com os filhos.

 

A vereadora professora Jacqueline destacou que o amor e apoio dos familiares precisam andar lado a lado com os profissionais da saúde e educação do estado. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.