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23/04/2019

Professores usam a internet para dar aulas e aumentar rendimentos

Foto: Camilla Muniz

Vinicius Diamantino é professor de inglês e dá aulas particulares por videoconferência

 Com a tecnologia à sua disposição, professores têm usado a internet para expandir os limites das salas de aula e aumentar seus rendimentos. Ensinar pela web possibilita não somente alcançar mais alunos, mas também diminuir gastos com deslocamentos e manter uma rotina de trabalho flexível.

 

Investir no universo online pode se mostrar um negócio tão lucrativo que alguns profissionais de educação deixaram as turmas presenciais no passado para se dedicar exclusivamente a transmitir os conhecimentos por meio de uma tela.

 

É o caso da professora de Educação Física Daniella Boscariol, de 34 anos, que criou no YouTube, há cinco anos, o canal “Exercício em Casa”, hoje com mais de 1,9 milhão de inscritos. O que começou como um projeto pessoal, sem propósito financeiro, de ajudar as pessoas a iniciarem a prática de atividade física se transformou em uma empresa com uma equipe de mais dez professores e que, agora, é fonte de renda única da empreendedora.

 

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— Coloquei as primeiras videoaulas no YouTube e elas tiveram muita aceitação. Mas vi que isso que não bastava, porque as pessoas precisavam de acompanhamento. Nunca quis ser youtuber, a intenção sempre foi montar uma academia digital. Foi para orientar o público e gerar receita que, há um ano e meio, inaugurei o site, no qual é possível comprar um pacote anual para ter acesso a personal trainer online e treinos específicos, de acordo com o condicionamento físico e os objetivos do usuário — conta Daniella Boscariol, que já tem programado para o próximo mês de agosto o lançamento de um aplicativo, que tem como objetivo personalizar ainda mais a experiência do público.

 

Daniella Boscariol ensina exercícios físicos

para praticar em casa (Foto: Divulgação)


Ajuda para principiantes

 

O professor de Inglês Vinicius Diamantino é outro que atua apenas na internet, ferramenta que ele considera um caminho sem volta por proporcionar ao profissional mais qualidade de vida. Há quatro anos, ele parou de ir até os alunos e começou a dar aulas particulares só por videoconferência.

 

— É mais dinâmico que ensinar presencialmente, por causa da agilidade da tecnologia. Além disso, posso acordar e já começar a trabalhar. Não preciso enfrentar engarrafamento, e o aluno também não tem desculpa para não estar pronto. Pensando no lado financeiro, com dois cliques, eu termino uma sessão e inicio outra, o que significa mais aulas em menos tempo — lista Diamantino, de 30 anos. — Existe uma resistência muito forte quando se fala em ensino à distância, mas nada muda em termos pedagógicos. Só não dá para fazer online atividades que exijam movimentação física. Tirando isso, tudo é questão de criatividade e adaptação do conteúdo.

 

Para dar a outros professores o apoio que não teve quando resolveu começar no mundo digital, Diamantino criou o site DeProfPraProf, que oferece material gratuito com dicas de planejamento didático voltado para o ambiente online. Na plataforma, ainda há cursos pagos que ensinam estratégias de marketing e dão orientações financeiras aos educadores.

 

Acordes no YouTube

 

 O músico Heitor Castro oferece cursos online e em

DVD no seu site (Foto: Divulgação)


Em 2006, o músico Heitor Castro mal conhecia o YouTube, quando um de seus alunos disse que tinha dificuldades para aprender ritmos e lhe sugeriu publicar um vídeo no site para ajudar a turma a estudar em casa. O número de acessos foi tão grande que logo o profissional percebeu que o ensino à distância poderia ser uma oportunidade de negócio bem mais lucrativa que as filiais de sua escola, a Mais que Música, fundada dez anos antes. Hoje, as videoaulas em seu canal no YouTube, com mais de um milhão de inscritos, ajudam a divulgar os cursos que ele vende em seu site.

 

— O online corresponde a 95% do meu trabalho, contra 5% das três unidades da escola somadas. Além de o retorno financeiro ser melhor, minha satisfação pessoal é maior, porque a abrangência é imensa. Tenho alunos em todo o Brasil e no exterior — diz Heitor Castro, de 50 anos, que dá aulas de guitarra, violão, piano e harmonia e já comercializou mais de 173 mil cursos em DVD e na plataforma digital: — A internet é o futuro. Se eu estivesse começando agora, não investiria em nada físico.

 

Para o músico, o segredo do sucesso para o professor na web é ensinar com paixão.

 

— Eu sempre gravo os vídeos com um sorriso no rosto. É preciso mostrar prazer de estar fazendo aquilo, porque isso contagia o estudante. Caso contrário, ninguém aguenta assistir a uma videoaula — ensina Castro.

 

Para colocar em prática

 

Para começar a ensinar pela web, é necessário ter conexão de internet de, pelo menos, 20 megabytes, para garantir o funcionamento dos softwares. Webcam, fones de ouvido e microfones são acessórios fundamentais. É importante aprender a fazer sozinho todas as etapas, como gravar e editar os vídeos. Delegar as tarefas logo no início do projeto implica contratar alguém para executá-las, o que gera custo enquanto ainda não há retorno financeiro.

 

O conteúdo das videoaulas deve ser objetivo. Apresente o tema logo nos primeiros segundos, para evitar que o aluno desista de acompanhar. Ofereça bastante conteúdo gratuito na internet antes de tentar vender algo. Essa estratégia dá credibilidade ao professor e cria um grupo de interessados no conteúdo, que poderão se tornar consumidores depois.

 

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Antes de fechar aulas particulares com um aluno, entreviste-o para conhecer a bagagem pedagógica dele e poder preparar um curso personalizado. Aproveite a conversa para acertar detalhes como preço e duração das lições. Faça um planejamento didático diferente para aulas ao vivo e aulas gravadas.

 

Determine o nicho no qual você vai atuar. Aulas preparatórias podem ter preços diferenciados, assim como cursos voltados para públicos específicos. Emitir boletos para fazer a cobrança das aulas é uma forma mais fácil de controlar as finanças do que receber por depósito bancário.

 

 Extra

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