26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
12/08/2017

Programa de Iniciação Esportiva do Amazonas já beneficia quase dois mil alunos e tem ajudado crianças a vencerem a timidez

Foto: William Rezende

Além da prática esportiva e do bem estar, o programa trabalha a socialização dos participantes e tem ajudado crianças a vencerem a timidez

O Programa de Iniciação Esportiva do Governo do Estado oferecido no complexo da Vila Olímpica de Manaus para crianças e jovens entre 6 e 16 anos já beneficia quase dois mil alunos.

 

Além da prática esportiva e do bem estar, o programa trabalha a socialização dos participantes e tem ajudado crianças a vencerem a timidez.


Veja também

Neymar em Manaus: Antes de encarar a Colômbia, seleção brasileira vai treinar na Arena da Amazônia


É o caso do aluno Dênis Cauê, 11 anos. Segundo a mãe, a universitária Juliana Priscila Santos, o filho trocou o videogame pelo futsal e desde fevereiro deste ano, quando entrou no programa, passou a interagir mais com outras crianças.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 


"Ele era muito preso ao videogame, preso dentro de casa. Ele gostava muito de ficar em casa e era uma criança sedentária. A gente sabe que hoje a maioria das crianças é assim. Por isso eu faço questão de trazer ele para interagir e socializar e sair um pouco daquele jogo virtual", contou.


A dona de casa Rose Nogueira também conta que o esporte ajudou o filho, o estudante Marcos Nogueira, a vencer a timidez e se tornar mais participativo na escola.

 

Marcos também está matriculado no futsal e pratica a modalidade desde fevereiro. "Ele nunca participou das atividades extracurriculares na escola.

 

 

E, desde que começou a participar do futsal, ele começou a mudar. Este ano até pediu para participar da festa junina e dançar com as outras crianças", lembra.


Administrado pela Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o programa oferece doze modalidades para crianças e jovens, que podem optar pelo turno matutino e vespertino - 8h às 11h e das 14h às 17h - entre Tênis de Mesa, Atletismo, Judô, Boxe, Luta Olímpica, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Xadrez, Vôlei, Basquete, Futsal e Handebol.


A coordenadora, Lilian Valente, explica que, além dos estudantes das escolas públicas, o Programa de Iniciação Esportiva trabalha com a socialização de crianças em situação de vulnerabilidade, que são encaminhadas pelos órgãos de apoio.

 

Fotos: William Rezende


"Este ano, abrimos mais vagas no segundo semestre, porque a procura foi muito grande. Nós temos um trabalho voltado para a ressocialização e para crianças com enfermidade que são encaminhadas para gente reforçar ações de socialização com foco no desenvolvimento da cidadania", destacou.


Vagas remanescentes

 

Algumas modalidades, segundo Lilian, ainda estão com vagas abertas. Quem tiver interesse deve procurar o complexo da Vila Olímpica de Manaus, localizado na Avenida Pedro Teixeira, número 400, no bairro Dom Pedro, Zona Oeste.

 

Modalidades como o Atletismo, Boxe, Luta Olímpica, Vôlei e Basquete são algumas.


"Começamos as aulas na segunda-feira passada (dia 7 de agosto) e ainda temos vagas em aberto que devem ser preenchidas. Durante o ano todo, o pai pode procurar que dentro das modalidades onde há vaga elas podem adentrar.

 

Caso não tenha ainda este ano, abrimos novas vagas em fevereiro para o ano de 2018”, explicou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.