26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
05/08/2017

Projeto 'Escola Verde no Parque' tem Palestra com tema que tratá potencial de plantas não convencionais para a alimentação no Parque Lagoa Senador

Foto: Reprodução

Projeto desenvolvido pelo Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho

O professor doutor Valdely Ferreira Kinnupp, autor do livro “Plantas Medicinais Não-Convencionais no Brasil: Guia de Identificação, Aspectos Nutricionais e Receitas Ilustradas”, será o convidado do Projeto Escola Verde no Parque.

 

Projeto desenvolvido pelo Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, Zona Sul, para ministrar palestra sobre o tema, no dia 18 de agosto, de 8h às 12h.


Veja também


Você sabia que esta 'fera' engole um homem? Fotos provam que é verdade. Veja!

 

Biólogo e doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente trabalhando como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Campus Manaus Zona Leste).

 

Kinupp deverá apresentar à comunidade o potencial alimentício de plantas que existem em abundância na natureza e que ainda não foram introduzidas na rotina da alimentação humana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Valdely Ferreira Kinnupp é autor do livro “Plantas Medicinais Não-Convencionais

no Brasil: Guia de Identificação, Aspectos Nutricionais e

Receitas Ilustradas” (Foto: Reprodução)

 

Em seu livro estão catalogadas 351 espécies de plantas PANC e um total de 1.053 receitas, com fotos dos pratos, feitas a partir do reaproveitamento das mesmas.

 

“As PANC não são plantas corriqueiras e não estão na boca do povo. A maioria é classificada como mato, erva-daninha ou venenosa, quando na verdade não são”, explica.

 

 

O professor ressalta que a proposta do trabalho é popularizar o conhecimento sobre essas espécies e permitir que a população possa, gradativamente, adotar hábitos diferenciados de alimentação.

 

“Tem muito de mito e desconhecimento por parte das pessoas que vivem na cidade e buscam apenas as frutas e hortaliças consagradas, frutas regionais tradicionais, quando pelo menos 10% da flora mundial tem potencial alimentício”, explica.

 

Fotos: Divulgação / Semmas

 

“Os hábitos alimentares da maioria da população são monótonos e repetitivos, o que pode levar a vários problemas de saúde”, alerta.

 

A palestra será aberta para a população em geral. Terá aproximadamente duas horas de duração, seguida de uma atividade prática de caminhada para identificação de espécies num terreno de cultivo de plantas PANC.

 

Minicursos

 

A palestra integra o cronograma vem sendo realizado desde o início

do ano no auditório do Parque Lagoa (Foto: Reprodução)


A palestra integra o cronograma que vem sendo realizado desde o início do ano com minicursos e oficinas de capacitação que ocorrem no auditório do Parque Lagoa.

 

“O auditório foi inaugurado no ano passado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, junto com as obras de revitalização do parque, para funcionar como um espaço voltado para a educação ambiental e estamos fazendo um excelente uso do mesmo, com cinco minicursos de temáticas diferentes realizados este ano e 382 participantes”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

 

Segundo ele, até o final do ano, serão realizados outros minicursos e palestras dentro do projeto.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.