26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
14/11/2018

Projeto do senador Omar Aziz, que permite matrícula de crianças sem documento avança na Câmara

Foto: Divulgação

De autoria do senador Omar Aziz, projeto permite que crianças a partir dos 4 anos de idade possam ser matriculadas na escola, sem certidão de nascimento ou carteira de identidade

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na última semana o Projeto de Lei 5057/16, de autoria do senador Omar Aziz, que permite que crianças a partir dos 4 anos de idade possam ser matriculadas na escola, sem certidão de nascimento ou carteira de identidade.


Pela proposta, as escolas precisam notificar o conselho tutelar, o juiz da comarca e o representante do Ministério Público, sobre os alunos matriculados sem certidão de nascimento ou carteira de identidade.

 

A proposta inclui a regra na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96).


Veja também

Senado pauta redução de alcance da Ficha Limpa


“Esse é um passo muito importante para a educação dessas crianças que, muita das vezes, são penalizadas e perdem a oportunidade de estudar por falta desses documentos. Essa lei vai beneficiar, principalmente, as crianças indígenas, já que para elas a certidão de nascimento é facultativa ”, disse o senador Omar Aziz.


Em caso de criança ou adolescente estrangeiro refugiado, o protocolo expedido pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare), nos termos da Lei 9.474/97, valerá como identificação civil.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Tramitação


A proposta tramita em regime de prioridade e será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição, Justiça e de Cidadania.

 

Depois, o texto segue para o Plenário.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.