27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
14/01/2019

Quem é Murilo Resende, o ‘olavete’ contra a marxismo que supervisionará o Enem

Foto: Reprodução

Economista de 36 anos e nenhuma especialização em educação comandará diretoria do Inep responsável pelo maior vestibular do país

Murilo Resende é o novo diretor do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o maior vestibular do país. Resende é formado em administração de empresas e doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas, apresentando uma tese sobre a história dos bancos e arranjos financeiros.

 

Discípulo do guru da ultradireita Olavo de Carvalho e militante contra a "doutrinação marxista no ensino", a experiência em sala de aula do economista se deu no ambiente universitário como professor visitante de economia na Universidade Federal de Goiás e na Escola Superior Associada de Goiânia, uma faculdade particular especializada em economia, ciências contábeis e direito.


Veja também

Quem é Antonio Paim, o filósofo baiano que fez a cabeça do ministro da Educação


Uma enxurrada de críticas ao economista tomou a internet depois da indicação de seu nome para o cargo. O presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa da nomeação em sua conta no Twitter. "Seus estudos deixam claro a priorização do ensino ignorando a atual promoção da 'lacração', ou seja, enfoque na medição da formação acadêmica e não somente o quanto ele foi doutrinado em salas de aula", disse o mandatário.


Após a nomeação, o próprio Resende disse ao jornal O Globo que não prevê mudanças imediatas no Enem de 2019, que já começou a ser elaborado. "Tem que manter (as diretrizes), a gente tem milhões de alunos que dependem do Enem para seleção nas universidades. Tudo isso tem que ser mantido".


O tema, porém, preocupa os especialistas da área porque a família Bolsonaro elegeu o Enem e a suposta "doutrinação" esquerdista nas perguntas da prova como uma das bandeiras políticas prioritárias. Por isso, tanto as declarações como a nomeação podem ter efeito direto na vida milhões de alunos. Em 2018, 5,5 milhões de estudantes fizeram o Enem, que é a porta de entrada para quase todas as universidade federais brasileiras.


Atualmente, a prova tem um rígido protocolo de segurança e elaboração. Poucas pessoas veem o exame final que o atual mandatário já anunciou que quer revisar. De acordo com especialistas, o Enem poderia sofrer alterações de forma indireta sob Bolsonaro, se a Base Nacional Comum do Ensino Médio, um documento que estabelece o currículo mínimo para a última etapa do ensino básico, for modificada para acomodar as petições do novo Governo.


Frases de efeito e militância contra o aborto


O professor de economia tem uma vida ativa e polêmica na Internet, administrava um blog, escrevia artigos para jornais como a Gazeta do Povo e possuía um site de cursos online onde oferecia formações sobre economia e filosofia política a partir da perspectiva conservadora. Entre os conteúdos, cursos sobre os autores Eric Voegelin, Bertrand de Jouvenel e, claro, Olavo de Carvalho, a quem Murilo atribuiu seu amadurecimento intelectual.


Integrou as filas do MBL (Movimento Brasil Livre), um dos principais movimentos pró-impeachment. “Um maluco completo. Foi do MBL de Goiás. Expulso, vivia xingando a gente por lutarmos pelo impeachment... Lunático, conspiratório, fora da realidade”, escreveu Renan Santos, um dos líderes do MBL, no Twitter.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Simpatizante do Movimento Escola Sem Partido, em 2016 durante uma audiência pública sobre “Doutrinação Político-Partidária no Sistema de Ensino”, Resende, durante meia hora, acusa os professores de serem "desqualificados e manipuladores" que enganam os pais com “conversinha furada” para pregar o aborto e outras práticas anticristãs. "Qualquer ser humano que tenha alguma dignidade e olhe o currículo das nossas faculdades de pedagogia sabe que precisam de uma reforma absurda, de uma reforma completa para limpar toda essa contaminação ideológica até o ponto em que os professores voltem a se preocupar com a sala de aula e não só com filosofia da educação."

 

El País

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.