27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
13/11/2018

Rede pública de saúde do Amazonas a um passo do colapso: Susam diz que não tem dinheiro para pagar empresas médicas, e hospitais e postos de saúde podem interromper atendimento a qualquer momento

Foto: Reprodução

Amazonino Mendes nada fez para melhorar o rede pública de saúde do Estado

O "PORTAL DO ZACARIAS" acertou mais uma vez ao divulgar nesta segunda-feira, em primeira mão, que o governo-tampão de Amazonino Mendes (PDT) vai dar calote em fornecedores, empreiteiros e prestadores de serviços (clique aqui para ler a matéria).

 

Hoje à tarde, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) anunciou, durante reunião com empresários na tarde dee hoje, que não dispõe mais de dinheiro para pagar as empresas que prestam serviços à rede pública de saúde do Amazonas.

 

Estavam na reunião o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, o adjunto Orestes de Melo Filho e o secretário de Fazenda, Alfredo Paes.

 

Após a reunião, o grupo de empresários que estava esteve presente distribuiu o seguinte comunicado aos demais interessados: 

 

"Amigo, boa noite. Acabamos de sair de uma reunião na SUSAM com a presença dos Secretários Francisco Deodato e Orestes, além de Alfredo Paes, pela SEFAZ, onde nos foi passado que NÃO HÁ MAIS RECURSOS PARA HONRAR PAGAMENTOS ÀS NOSSA EMPRESAS. A “saída” seria aguardar a liberação do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas), no valor aproximado de 140 milhões, que “se for direcionado para a saúde”, pagaria 2 meses JÁ PENDENTES (AGOSTO e SETEMBRO).

 

A folha MENSAL de TODAS AS EMPRESAS da área de saúde, que são responsáveis por toda a urgência, emergência e áreas de apoio, é de aproximadamente 52 milhões. Isso fará com que as Empresas terminem 2018 com 3 meses PENDENTES (OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO), inviabilizando nosso fluxo de caixa e pagamentos de tributos.

 

Amanhã, estaremos reunidos na Assembléia Legislativa a fim de sensibilizá-los para essa crítica situação. Importante que haja uma votação emergencial para que tais recursos sejam disponibilizados. Ela precisa ocorrer já na próxima QUARTA, dia 14.11.18.

 

A sobrevivência de todo o sistema de prestação de serviços na saúde está em risco. Ainda amanhã, haverá uma reunião, na Sede do CRM, às 19hs, com TODOS OS ASSOCIADOS de TODAS AS EMPRESAS, para definir o que fazer mediante tal CAOS.

 

Lembro que mediante apresentação do Deputado Estadual Serafim Corrêa, com base nos números da ARRECADAÇÃO em 2018 até JUNHO, o Estado do Amazonas arrecadou 1,6 BILHÃO a mais do que em 2017. Um crescimento de 21,43%, só no PRIMEIRO SEMESTRE. 8,947 BILHÕES NO TOTAL.

 

Amanhã nos reuniremos e pensaremos numa forma de mostrar mais esse CAOS, dessa vez FINANCEIRO. E fazer de tudo para que a população não seja penalizada de nenhuma forma!".

 

Saúde pública em colapso

 

Neste outro texto, profissionais da área de saúde denunciam que não há "medicamentos básicos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Serviços de Pronto Atendimentos".

 

Segundo eles, não há "luvas de procedimento, seringas e agulhas descartáveis, medicamentos como Dipirona, Diclofenaco e uma Série de Antibióticos." E os "laboratórios estão parados para exames por falta de reagentes".

 

Veja o texto:

 

"Após o término das eleições, vêm à tona a verdadeira derrocata financeira em que o Estado do Amazonas se encontra.


Estamos informando toda a população Amazonense, que a Saúde Publica está em Colapso.


Está faltando medicamentos básicos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Serviços de Pronto Atendimentos (SPAs e UPAs), dentre eles, luvas de procedimento, seringas e agulhas descartáveis, medicamentos como Dipirona, Diclofenaco e uma Série de Antibióticos.
Laboratórios estão parados para exames por falta de reagentes.


Se tiver Raio X funcionando não têm técnico, quando têm técnico não temos Raio X.


Não há Serviço de Segurança nas Unidades de Saúde, onde sofremos assaltos, furtos, ameaças e agressões verbais e por vezes físicas tanto de bandidos como por usuários descontentes com os Serviços, que acabam descontando nos Médicos e Enfermeiros, que estão na linha de frente na prestação de Serviço à População suas angústias, enquanto os políticos e burocratas do Nosso Governo nada fazem para resolver a situação caótica em que nos encontramos.


Estamos há 4 meses sem receber nossos pagamentos e mesmo assim, continuamos trabalhando todos os dias.

 

Por favor, ajudem a Compartilhar essa msg para que o máximo de pessoas possam ter acesso.


A população precisa saber o que realmente está acontecendo na Saúde Publica do Nosso Estado.

 

A Saúde do Amazonas pede Socorro."

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.