25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
07/06/2019

Sefaz e Seduc realizam I Encontro de Formação em Educação Fiscal

Foto: Felipe Wanderley / Sefaz-Am

Ao menos dez escolas de Manaus e uma de Autazes deverão elaborar projetos transdisciplinares envolvendo cidadania e participação social

Professores e coordenadores distritais de escolas do Governo do Amazonas participaram na última quinta-feira (6) do I Encontro de Formação de Professores em Educação Fiscal, no Centro de Treinamento da Sefaz, no Aleixo, Zona Centro-Oeste de Manaus. O encontro buscou fornecer subsídios teóricos para a elaboração de projetos transdisciplinares de educação fiscal em escolas estaduais do Amazonas.

 

Promovido pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) em parceria com a Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), o treinamento foi uma prévia do Seminário Estadual de Educação Fiscal, que será realizado no dia 27 de junho. Ambos fazem parte do Programa de Educação Fiscal, que fomenta atividades pedagógicas em torno dos conceitos de cidadania, participação social, direitos e deveres, função dos tributos, entre outros temas transversais.

 

Veja também 

Projeto de leitura 'Lê pra mim?' atende alunos da rede municipal de Manaus

Fies: MEC divulga regras para financiamento estudantil do segundo semestre de 2019

 

De acordo com a coordenadora de programas federais da Seduc, Vera Lúcia Lourido Barreto, a partir da seleção das escolas participantes e do apoio técnico dos encontros de formação e seminários, o representante de cada uma das escolas irá elaborar um projeto interdisciplinar, que será discutido aperfeiçoado pelos professores e acompanhado pela coordenação do Programa de Educação Fiscal.

 

“A perspectiva do despertar da cidadania, do sujeito se sentir co-participante da sociedade, é um motor para nós”, diz a coordenadora, explicando que os critérios para a escolha das escolas participantes levaram em consideração o índice de vandalismo e evasão escolar das escolas, por um lado, e a aptidão pelo desenvolvimento de projetos da comunidade escolar, de outro.

 

Segundo o coordenador do Programa de Educação Fiscal da Sefaz, Augusto Bernardo Cecílio, o Programa de Educação Fiscal explica que, ao trabalhar as noções de cidadania e participação social dos estudantes, os projetos deverão prestar um grande serviço à comunidade escolar no que diz respeito à formação de consciência cidadã nos estudantes, o que deve gerar um impacto positivo na valorização do patrimônio escolar.

 

Para a coordenadora técnica do Programa de Educação Fiscal da Seduc, Alcione Lelo Reis, “a escola é grande espaço de transformação social”, portanto, espaço ideal para o desenvolvimento de uma “cultura de pertencimento” do estudante em relação ao espaço educacional. “Quando mais tiver cidadania nas escolas, mas o dinheiro volta (pra educação)”, diz ela.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Os professores Rosenildo Brito, da Escola Estadual Issac Benzecry, e Liliane Machado, da Escola Estadual Ruy Alencar, se mostraram satisfeitos com a formação e entusiasmados para a próxima etapa do trabalho, que é o desenvolvimento dos projetos. “É preciso estimular a consciência sobre o dinheiro público”, diz Liliane. Para Rosenildo, a natureza interdisciplinar do projeto é um desafio, porém necessário para integrar toda a comunidade escolar.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.