26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
24/03/2019

Seleção decepciona, e Tite segue em busca de novo processo criativo

Foto: Pedro Martins / Pedro Martins / MowaPress

Lucas Paquetá marcou o gol do Brasil no empate com o Panamá

O inédito empate com o Panamá já fala por si só sobre o tamanho da decepção histórica provocada pela seleção brasileira no primeiro jogo de 2019. O fato de ser um amistoso para testar novos nomes e conjunto de olho na Copa América ameniza críticas, sobretudo pela realidade apresentada pelo adversário em campo.

 

O time de Tite se deparou novamente com o fantasma da linha de cinco, para o qual se preparou desde antes da Copa do Mundo. Mesmo assim não justifica. Novamente não houve competência para superar uma defesa superpopulosa. Tanto dos atacantes, mas principalmente dos meias. Na terça-feira, contra República Tcheca, uma nova chance.


Veja também

Brasil joga mal e só empata em 1 a 1 com o Panamá. Paquetá, com a 10, faz seu 1º gol


Neste sábado, o camisa 10 Paquetá marcou o gol dele, é verdade, mas acabou atuando mais pelos lados. Quando ao centro, jogou muito de costas, e criou pouco para os companheiros. Pela organização em campo, essa era a função de Philippe Coutinho, muito abaixo do seu melhor para exercê-la. O trio técnico escalado no setor pela primeira vez se completou com Arthur, sem a mesma dinâmica e intensidade necessárias para abrir defesas. Como levou o gol logo depois de marcar, o Brasil não teve oportunidade de jogar com mais campo para criar as situações.


—Temos que encontrar o processo criativo da equipe. Estamos procurando esse ajuste. Ele é o nosso enfoque. Para dar opções aos homens de frente — analisou Tite, classificando o resultado como ruim e o desempenho abaixo, especialmente no primeiro tempo.


A solução do treinador, que citou a linha de cinco, foi abrir os laterais, especialmente Fagner. Pela direita Richarlison se sobressaiu também para se tornar o melhor da equipe. Por ali saíram uma série de jogadas e cruzamentos, mas faltou efetividade para finalizar. Do lado esquerdo, o estreante Alex Telles esteve mais tímido no ataque, mas não comprometeu defensivamente.


Com essa estrutura de equipe, o Brasil abusou dos cruzamentos. Com lançamento de Casemiro, Paquetá abriu o placar. Também pelo alto, Machado empatou pouco depois, em impedimento. As cabeçadas de Firmino e Richarlison em direção ao gol confirmaram a tendência do primeiro tempo. No segundo, Casemiro acertou o travessão, e Richarlison desperdiçou o rebote. As chances se somaram. No fim do jogo mais por ímpeto individual de Richarlison, que faltou à equipe na partida.


As entradas de Felipe Anderson, Gabriel Jesus e Everton deixaram a seleção enfim mais aguda. A solução utilizada contra ferrolhos na defesa em outros momentos deu certo, mas novamente faltou acertar o pé dentro da área.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter


Paquetá, antes de sair, Richarlison, duas vezes, tiveram chances claras. Em nenhum momento o Panamá abria a guarda. Quando o fez, permitiu um único contra-ataque que o Brasil não conseguiu aproveitar.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.