26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
06/04/2019

Semana movimentada com vacinação, reajuste de servidores e debates na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Foto: Divulgação

Presidente Josué Neto fez um breve balanço dos 60 dias da nova Mesa Diretora

O comparecimento em massa dos servidores à campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1, no posto da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montado no miniplenário Cônego Azevedo, abriu a semana de atividades da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), de 1º a 5 de abril.

 

Marcaram a segunda-feira (1), uma reunião do Grupo de Trabalho do Gás, liderado pelo deputado Sinésio Campos (PT), um requerimento do presidente Josué Neto (PSD) para a instalação de um Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) em Maués, e a visita da vice-presidente Alessandra Campêlo (MDB), ao reitor da UEA Cleinaldo Costa.

 

Veja também 

PL proíbe nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha para cargos comissionados na CMM

 

Na terça-feira (2), as atividades legislativas começaram com uma reunião do presidente Josué Neto e dez deputados com o vice-governador Carlos Almeida Filho (PRTB), na sede do governo, onde foram tratados assuntos de interesse da população, entre eles o reajuste dos professores e a paralisação dos profissionais da educação, as matérias do governo em tramitação na Aleam e outros assuntos institucionais. De volta à sede do Legislativo, o presidente fez um breve balanço dos 60 dias da nova Mesa Diretora, destacando a garantia das ferramentas necessárias à atuação parlamentar e a ampliação dos debates e a relevância dos temas.

 

Na sessão de votação da Ordem do Dia de quarta-feira (3), os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) N° 71/2019, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), onde o presidente Josué Neto destacou que apesar de o projeto ser de autoria do Executivo, ele foi viabilizado pela Casa, que incluiu a previsão orçamentária do PCCR na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e na LOA (Lei Orçamentária Anual), ambas aprovadas ano passado pelos parlamentares.

 

Os servidores efetivos da Aleam lotaram o Auditório Deputado Belarmino Lins na manhã de quinta-feira (4), para uma reunião convocada pelo presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto, que confirmou o pagamento da data-base salarial já no mês de abril, de 3,95%, retroativa a março. O PL que concede a recomposição salarial está em tramitação desde quarta-feira (03). Josué Neto destacou o seu compromisso em valorizar os servidores, e disse que a data-base será retroativa ao mês de março, ressaltando que o reajuste não é mérito, mas uma obrigação da Mesa Diretora da Assembleia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Ainda na quinta-feira, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o presidente deputado Delegado Péricles (PSL) fez um balanço dos 60 dias de trabalho, com 109 Projetos de Lei analisados. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou uma pauta de 14 Projetos de Lei apresentados pelos deputados estaduais. Sob a presidência do deputado Ricardo Nicolau (PSD), o colegiado também discutiu e traçou estratégias de trabalho voltadas para a discussão do Orçamento Estadual de 2020.

 

Fechando a semana de muitas atividades, nessa sexta-feira (5), a delegada Débora Cristina Pereira Mafra, titular da Delegacia de Especializada de Crimes Contra a Mulher (DECCM), recebeu no plenário Ruy Araújo o título de Cidadã do Amazonas, proposta feita pela deputada Alessandra Campêlo e aprovada pelos deputados. A solenidade contou com a participação de familiares, amigos e autoridades.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.