Notícias

Compartilhar Imprimir

Coisas do outro mundo

27/04/2019

Som misterioso pode ser 1º sismo já registrado por terráqueos em Marte

Compartilhar:

Foto: Reprodução

No início de abril, a InSight registrou uma sequência de sons variados e de curta duração

Embora se fale muito sobre o explorador Curiosity, que pousou em solo marciano há alguns anos e vive perambulando e fazendo descobertas por lá, existem outros dispositivos em Marte envolvidos nas mais variadas missões. Um deles é a sonda espacial Mars InSight, lançada em meados do ano passado com o propósito de estudar a evolução dos planetas rochosos do Sistema Solar.

 

Dentre os vários dispositivos que a nave leva a bordo, existe um sismômetro, ou seja, um aparelho usado para medir tremores de terra – e adivinhe só! No início de abril, a InSight registrou uma sequência de sons variados e de curta duração vindos das entranhas do Planeta Vermelho, e um deles pode ser o ruído de um terremoto, o primeiro já capturado por terráqueos em Marte.

 

Veja também 

Ave mais perigosa do mundo mata seu próprio criador nos EUA. CONFIRA

 

Tremelique marciano


 


A notícia sobre o registro do “martemoto” foi divulgada pela NASA no início desta semana e o arquivo de som, que começa com o ruído provocado pelos ventos marcianos, é seguido por uma espécie de “ronco” que os cientistas acreditam representar um tremor de terra. O barulho que se ouve mais para o final da gravação não foi provocado por nenhum marciano, não, mas sim pelo movimento do braço robótico da InSight. Ouça a seguir:

  

  

Marte, por não abrigar formas de vida – pelo menos até onde se sabe! –, consiste em um mundo muito, muito silencioso, e o que se ouve por lá é, basicamente, o som do vento soprando e só. Além disso, por não contar com oceanos ou rios correndo sobre a sua superfície e não possuir placas tectônicas, o Planeta Vermelho não sofre os mesmos terremotos (muitas vezes devastadores) que acontecem aqui na Terra.

 

Entretanto, conforme Marte aquece, se resfria e se contrai, a movimentação produz uma diversidade de barulhos – e provavelmente foi um desses movimentos que a sonda espacial registrou. O mesmo som dificilmente seria captado aqui no nosso planeta barulhento e, apesar de sua curta duração e, portanto, não oferecer muitos dados com os quais os cientistas possam trabalhar, o ruído revela que existe atividade sísmica no Planeta Vermelho.

 

Fotos: Reprodução

 

Os cientistas explicaram que o tremor tem características semelhantes às ondas sísmicas detectadas na superfície da Lua depois que terremotos ocorrem por lá. Além disso, por conta da baixa intensidade e curta duração do martemoto, os pesquisadores não puderam determinar, por exemplo, a escala exata, o local de origem do sismo nem a presença de ondas relacionadas com evento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

De qualquer forma, os pesquisadores esperam que a sonda espacial colete dados que permitam ao time determinar como as ondas de calor viajam através de Marte, definir com mais exatidão qual é a sua composição – e descobrir se existe água sob a superfície –, medir a espessura da crosta marciana e descobrir detalhes sobre o seu manto e núcleo, por exemplo. Além disso, a InSight aparentemente inaugurou uma nova área de de estudo, a da Sismologia Marciana.

 

Mega Curioso

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.