26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
06/05/2018

Sono: vilão ou aliado? Confira cinco dicas de como dormir melhor

Foto: Foto Reprodução

É fundamental saber como dormir melhor

Há quanto tempo você não tem uma boa noite de sono? Vira e mexe, esquecemos do quão vital para o ser humano é ter uma noite bem dormida.

 

O sono é responsável por funções importantes no organismo, desde regular o metabolismo até auxiliar no sistema imunológico e consolidar a memória e o aprendizado. Por isso, é fundamental saber como dormir melhor.

 

Os problemas de noites mal dormidas chegam em longo prazo. “Estudos comprovam que noites de sono irregulares podem causar malefícios como a perda do vigor físico, o envelhecimento precoce, além de aumentar a propensão a infecções, obesidade, hipertensão e até diabetes”, afirma Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, que ensina como dormir melhor .

 

Veja também
 
Conheça o homem que perdeu pernas, dedos e parte do rosto após arranhão e lambida de seu cão
 

Contar carneirinhos não tem te ajudado na hora da insônia?

 

Confira dicas dadas pela consultora do sono Renata Federighi de como dormir melhor

 

O sono é responsável por funções importantes no organismo( Foto: Reprodução )

 

Contudo, não tem jeito: às vezes, a insônia bate na porta e não há contagem de carneirinhos que consiga mandar ela embora. Mas, segundo Renata, não há motivos para entrar em pânico, já que o sono também se altera quanto mais nós envelhecemos, devido aos níveis de hormônio em nosso organismo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


“Isso acontece porque o auge da produção de melatonina, hormônio responsável pela regularização do sono, acontece aos três anos de idade e, com o envelhecimento, sua formação vai diminuindo”, conta a profissional, que explica que, aos 60 anos, uma pessoa possui a metade da melatonina de uma pessoa com 20.

 

Essa questão hormonal explica porque, por exemplo, um recém-nascido chega a dormir 18 horas por dia, enquanto um idoso chega a ter entre cinco e sete horas de sono. “Em média, as crianças precisam de até dez horas de descanso, tempo suficiente para seu crescimento e formação neurológica. Já para os adultos, o recomendável é dormir por cerca de oito horas”, complementa Renata.

 

Desvendando mitos: Quantidade x Qualidade

 

A quantidade de horas não é a única coisa que interfere numa boa

noite de sono. Preste atenção também na qualidade dele

( Foto: Reprodução )


Você já teve a sensação de que mesmo dormindo o número de horas recomendadas você se sente cansado, acorda mal-humorado ou com dores no corpo? A consultora do sono explica: 'Muitas pessoas acreditam que, porque dormem menos, estão dormindo mal, mas nem sempre uma coisa está relacionada com a outra.'

 

É na qualidade do sono que mora o maior problema. Com a correria do dia a dia, os estresses cotidianos e as consequências que ele acarreta, como a depressão e a ansiedade, condições muitos comuns na geração mais jovem, a qualidade do sono acaba decaindo muito.

 

Não é à toa que, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o maior número de reclamações sobre distúrbios do sono e cansaço diário era feito por pessoas com idades entre 18 e 24 anos. Enquanto os idosos, com 80 anos ou mais, apresentam menos problemas na hora de dormir.

 

Cinco dicas de como dormir melhor


Está tendo problemas de insônia, não tem dormido o número de horas recomendadas ou está tendo noites mal dormidas? Confira como acabar com esses problemas.

 

1. Dê uma atenção a mais para o ambiente


O silêncio e um ambiente escuro são essenciais para ter uma boa noite de sono. Isso porque a claridade interfere na produção da melatonina, o hormônio que avisa o nosso cérebro que está na hora de dormir. Também é importante evitar atividades que atrapalhem o momento do sono como assistir TV ou mexer no celular enquanto está deitado.

 

2. A alimentação interfere no sono


Se você gosta de comer um bom prato de comida e já ir direto pra cama, essa dica pode te preocupar. Quanto maior a refeição noturna, maior a dificuldade de digestão, por isso atente-se em comer apenas alimentos leves antes de dormir.

 

O ideal é se alimentar três horas antes de ir dormir e dar preferência para alimentos relaxantes como alface, maçã, ervas como a camomila e a cidreira, pepino, entre outros. Alimentos como banana, leite, queijo branco, abacate e soja, todos ricos triptofano, também ajudam na noite de sono, pois participam da formação de melatonina.


3. Antes de mais nada, relaxe!


Tente realizar alguns movimentos tranquilos de alongamento, até três ou quatro horas antes de deitar. A adrenalina liberada durante o exercício físico aquece e relaxa a musculatura, combinando não só um sono de maior qualidade, como também evitando lesões, dores musculares e problemas ortopédicos.

 

4. Escolha um travesseiro confortável


Parece um detalhe simples, mas o tipo de travesseiro faz uma grande diferença na hora de dormir. 'Na hora de escolher um travesseiro, é preciso estar atento a posição em que se dorme e também à altura do travesseiro, que deverá preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus com o pescoço'.

 

A melhor maneira de fazer sua escolha é testando antes de comprá-lo e fazendo questão de conhecer bem sua estrutura: ele é macio, extra macio, médio ou firme? Também pesquise sobre o conforto térmico, principalmente se você for uma pessoa que transpira muito durante a noite.

 

Além disso, tenha sempre preferência pelos travesseiros que vêm com regulagem de altura e que possuem proteção contra ácaros, fungos e bactérias e que também são antialérgicos. Por fim, certifique-se de que você troque de travesseiro a cada dois anos.

 

5. A dica de ouro de como dormir melhor: sua posição


A postura em que você deita, ou seja, a posição e a forma que você usa o travesseiro (ou mais de um), é imprescindível para um repouso de qualidade. Durante o sono, perdemos o controle da musculatura da cabeça, podendo desencadear problemas sérios na coluna, além de atrapalhar na hora do sono.

 

Ao dormirmos em uma posição que alinha a coluna cervical com o tronco, melhora-se a circulação sanguínea, facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo.

 

“Dormir de forma inadequada pode interferir no rendimento das atividades diárias e agravar processos como contraturas, osteoporose e má circulação”, ressalta a especialista da Duoflex. Portanto, confira algumas dicas dadas pela consultora sobre as diferentes posições para dormir:

 


De lado


Dormir de lado, seja para a esquerda ou para a direita, é a posição mais recomendada pelos fisioterapeutas. Nessa posição, aconselha-se utilizar dois travesseiros: um posicionado na cabeça, preenchendo o espaço entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus, e o segundo travesseiro entre os joelhos, mantendo-os semi flexionados e afastados.

 

De lado: Essa é a posição mais recomendada pelos fisioterapeutas.

E não importa o lado: pode ser direito ou esquerdo. Você escolhe!

(Foto: Reprodução)

 

De costas


Se dormir de costas é sua posição favorita, o mais indicado é utilizar um travesseiro baixo ou médio para apoiar a cabeça, preenchendo o espaço entre a cervical e a nuca, evitando a hiperflexão do pescoço. Além desse travesseiro, é sugerido que se use um segundo embaixo dos joelhos, deixando-os semi flexionados e mais confortáveis.

 

De costas: Para quem gosta de dormir nesta posição, o ideal

é utilizar um travesseiro baixo ou médio para

apoio da cabeça.( Foto: Reprodução )

 

De bruços


É importante ressaltar que essa não é a posição mais indicada para o sono, mas, se ela for a sua favorita, recomenda-se usar dois travesseiros bem baixos: um para apoiar a cabeça e o outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.

 

Entretanto, para quem dorme assim, recomenda-se utilizar

dois travesseiros bem baixos(Foto: Reprodução)


Não quer mais se preocupar com a insônia? A solução é simples: siga essas dicas essenciais de como dormir melhor e não deixe mais a má qualidade do sono interferir no seu dia a dia!

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.