16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
12/03/2019

Ursos-polares estão fazendo cocô com purpurina em nome da ciência

Foto: Reprodução

Os cientistas de um centro de conservação e pesquisa de animais ameaçados do Zoológico de Cincinnati, nos EUA, encontrou uma forma “brilhante” de fazer isso!

Imagine que você precisasse coletar amostras de fezes de ursos-polares mantidos em cativeiro, mas apenas de indivíduos específicos. Como você faria para saber que o cocô que você precisa selecionar para os exames foi produzido pelo urso que faz parte do seu estudo? 

 

Os cientistas de um centro de conservação e pesquisa de animais ameaçados do Zoológico de Cincinnati, nos EUA, encontrou uma forma “brilhante” de fazer isso!

 

Ciência colorida

 

Veja também
 
Arqueólogos acham pênis de 1.800 anos gravado em rocha. Autores seriam soldados romanos
 

De acordo com Madison Dapcevich, do site IFLScience!, os pesquisadores começaram a adicionar purpurina – e às vezes corante alimentício – às refeições dos ursos-polares, para que, dessa forma, não ocorra confusão na hora coletar as amostras e de examinar os cocôs em laboratório, e eles saibam qual animal defecou exatamente o quê.

 

Essa artimanha se faz necessária porque o centro – chamado Lindner Center for Conservation and Research of Endangered Wildlife ou CREW – abriga mais de 30 mil amostras congeladas de fezes de ursos-polares, coletadas a partir de 63 animais de 30 zoológicos diferentes.

 

 

A iniciativa é parte de um projeto criado para estudar como funciona o ciclo de reprodução dos ursos-polares, já que o processo é pra lá de complexo e não é fácil de ser observado na natureza.

 

Complexidades


Para se ter ideia, segundo os cientistas, os ursos-polares apenas acasalam em determinadas épocas do ano e a ovulação das fêmeas é induzida pela atividade sexual.

 

Além disso, elas podem apresentar um tipo de fertilização na qual o embrião se desenvolve até certa etapa, o processo é suspenso por vários meses, e só volta a se tornar ativo mais tarde, geralmente no outono.

 

Fotos: Reprodução

 

Sem falar que as fêmeas podem apresentar pseudogestações e grandes variações hormonais – e, sem a realização de exames mais invasivos, na maioria das vezes é impossível dizer se elas realmente estão gestando filhotes ou não.

 

A coleta de fezes permite que os pesquisadores descubram quando uma ursa está grávida e acompanhem o ciclo reprodutivo de diversos exemplares, uma vez que normalmente 1 ou 2 delas tem ursinhos no ano.

 

Fazer o mesmo tipo de estudo e acompanhamento com animais vivendo na natureza seria impossível e, sem adicionar purpurina e outros marcadores às refeições das fêmeas mantidas em cativeiro, seria bem mais trabalhoso separar o cocô que interessa para os fins do estudo.

 

A pesquisa é superimportante, visto que os ursos-polares são animais que estão sofrendo enormemente com a perda de habitat e com o degelo causado pelo aquecimento global – além de viverem nas regiões árticas, esses animais usam as plataformas de gelo para poder caçar –, e com a fome e a perda de peso, pode ser que as fêmeas não sejam capazes de gerar mais filhotes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

Outro problema é que é extremamente difícil conseguir que essas os ursos-polares reproduzam em cativeiro, portanto, compreender em detalhe como o ciclo se dá pode permitir que os cientistas encontrem formas de ajudar os animais. E como os responsáveis pelo projeto também receberam amostras de fezes de outras espécies – como guepardos, hipopótamos e rinocerontes –, outras criaturas podem se beneficiar da iniciativa. 

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.