28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
11/04/2018

Veja os cuidados necessários para usar o cartão de crédito

Foto: Bloomberg News

Meio de pagamento é responsável por um terço das despesas

Um terço dos ganhos do brasileiro foram usados para quitar a fatura do cartão de crédito em janeiro deste ano, segundo a plataforma de finanças pessoas Guia Bolsa. A conta alta é motivo de preocupação, segundo especialistas. Com isso, aumenta a necessidade de organização para que as pessoas não afundem no rotativo, cuja taxa de juros é a pior do mercado. 

 

— O cartão foi consumindo a renda e a maioria não tem consciência disso. Como não foi um gasto planejado, não é saudável — opina a orientadora financeira Dona Ramos, explicando que não há um limite que possa ser definido para todos:

 

Veja também 

Indústria e agropecuária geram emprego em cidades na contramão da crise

 

— Cada um deve relacionar seus compromissos e daí saber se tem sobra no orçamento. Se for 10%, esse é o limite. Mas também é preciso ter a consciência que o gasto será um compromisso para o próximo ou meses seguintes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Já Ana Rosa, da DSOP Educação Financeira, faz uma ressalva sobre a avaliação da pesquisa:

 

— (A avaliação) depende do que está sendo pago com o cartão de crédito. Se todas as obrigações são pagas assim e não se gasta com outra coisa, se o restante é guardado para aplicar e realizar sonhos, não há problema. Isso, é claro, desde que não se use a quantia que virá na conta no mês seguinte para pagar outras coisas. Deixando ela guardada, você pode pagar com esse dinheiro, que já até rendeu. 

 

A relação com o cartão de crédito é difícil. Os riscos são a ilusão que o dinheiro virtual produz de não estar sendo gasto, além da perda de negociação nas compras. Mas há também aspectos positivos:

 

— É um excelente aliado, pois dá milhas e pontos em programas de fidelidade. Mas é preciso aprender a usá-lo — diz Ana Rosa.

 

Veja dicas para fazer as pazes com o cartão

 

Com problemas?

 

A orientação é ter consciência de quanto o cartão está consumindo da sua renda e identificar o padrão de gasto. A pessoa pode estar comprando muito na padaria, por exemplo. É bom saber isso para mudar o comportamento, se puder.

 

Acompanhe

 

Para combater a ilusão do dinheiro virtual, uma boa solução é instalar aplicativo no celular que permite acompanhar seus gastos diários. Essa dorzinha pode te frear e ajudar a corrigir a rota no meio do caminho.

 

Calcule gastos

 

Se você vai para a faculdade, calcule quanto gastará e leve isso em dinheiro, por exemplo. Isso facilita o controle.

 

Evite a companhia

 

Vai fazer apenas uma caminhada ou dar uma volta? Se a ideia é não comprar nada, nem leve o cartão.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.