26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
20/08/2017

Vinho e lideranças: como duas noites no hotel ajudaram o Brasil a ganhar o ouro

Foto: Ricardo Stuckert / CBF

Após início ruim, seleção terminou com o inédito ouro do futebol masculino na Olimpíada do Rio de Janeiro

Há exatamente um ano, o pênalti convertido por Neymar deu ao futebol brasileiro a inédita medalha de ouro olímpica, numa conquista marcada por várias lembranças: golaços, traumas, vaias, reviravoltas.

 

Os jogos ainda estão frescos na memória do torcedor, mas duas outras noites foram fundamentais para o título: uma regada a vinho e outra em que os líderes dividiram com o treinador o papel de reerguer a equipe. 

 

Rogério Micale herdou a missão de comandar a Seleção um mês antes da apresentação, em razão da demissão de Dunga. Apoiado no conhecimento de ter comandado a preparação dos jogadores com menos de 23 anos, mas debaixo dos temores de como um técnico inexperiente lidaria com uma estrela do quilate de Neymar, ele passou dias e noites matutando maneiras de ganhar a confiança do grupo.

 

Veja também
 
Aposentado das pistas, Usain Bolt pode virar jogador de futebol
 

O Brasil disputaria apenas um amistoso antes da Olimpíada: sábado, no dia 30 de julho, em Goiânia, contra o Japão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Na antevéspera, quinta-feira, a delegação chegou à cidade e Micale compartilhou uma ideia com o coordenador Erasmo Damiani, seu braço-direito: comprar garrafas de vinho e convidar os líderes do grupo para beber em seu quarto.


Foram chamados o goleiro Fernando Prass – que seria cortado dois dias depois, após agravar uma lesão no cotovelo durante o aquecimento para o amistoso –, os zagueiros Marquinhos e Rodrigo Caio, o meia Renato Augusto e o atacante Neymar.


Inicialmente, eles acharam que se tratava de uma reunião mais séria, para determinar diretrizes da equipe. Renato Augusto havia acabado de se apresentar.

 

 

Convocado para o lugar de Douglas Costa, machucado, ele não teve liberação de seu clube chinês para participar da etapa de treinos na Granja Comary, em Teresópolis.

 

O quinteto chegou ao quarto de Micale e rapidamente se desarmou, na abertura da primeira garrafa. A intenção era reforçar laços de confiança. Falar amenidades, dar risada, contar histórias.

 

Papo vai, papo vem, a segunda garrafa foi aberta. E só não chegaram à terceira porque os jogadores interviram, bem-humorados:


– Professor, amanhã tem treino.


É unânime a opinião que aquele encontro aliviou o ambiente e ajudou todos a se gostarem mais. Os líderes entenderam Micale, compraram a ideia e ajudaram a disseminá-la entre os garotos.


Mas isso não foi suficiente para a Seleção jogar bem. Os dois empates sem gols com África do Sul e Iraque, em Brasília, abalaram o prestígio de uma equipe da qual se esperava encanto. E foi então que outra noite, em Salvador, acabou sendo determinante para o ouro.

 

A delegação chegou à capital baiana para o confronto com a Dinamarca. Era necessário vencer. Micale, dessa vez, convocou todo mundo: jogadores e comissão técnica para identificar o que impedia a Seleção de deslanchar.

 

O técnico falou que confiava no grupo, mas disse que não queria ser dono da verdade. Pediu para ouvir também.


Foi aí que Rodrigo Caio falou tudo o que pensava. Renato Augusto idem. Marquinhos também. E desencadeou-se uma sequência de opiniões também encarada pelo grupo como essencial à sequência da Olimpíada.

 

O que estava certo, o que precisava melhorar, quem precisava colaborar mais em campo. Nada foi deixado para trás.


Depois da goleada por 4 a 0 sobre a Dinamarca, vieram as vitórias sobre Colômbia, Honduras e Alemanha. E o ouro. Embalado a vinho e voz ativa dos líderes.

 

Micale abraça Neymar e Gabriel Jesus durante jogo contra Honduras

nas Olimpíadas .( Fotos: Reprodução )

 

Globo Esporte 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.