26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
09/12/2018

Visita de maratonistas aquáticas agita Festival de Natação na Zona Norte de Manaus

Foto: Reprodução

O Festival de Natação visa promover a prática esportiva e na revelação de novos talentos para o esporte

A realidade e o sonho estiverem frente a frente no último sábado, 8, no Festival de Natação promovido pela Prefeitura de Manaus, no Complexo Esportivo Amadeu Teixeira, Santa Etelvina, na Zona Norte. As maratonistas aquáticas Ana Marcela Cunha e Sharon Van Rouwendaal prestigiaram o evento organizado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).


As atletas que estão em Manaus para competir pelo Rio Negro Challenge, neste domingo, 9, tiraram um tempo de suas agendas para prestigiar o Festival de Natação que visa promover a prática esportiva e na revelação de novos talentos para o esporte. Ana Marcela é tetracampeã mundial e Sharon Van Rouwendaal é a atual campeã olímpica na prova de 10k de maratona aquática.


“Nós entendemos que é um perfeito estímulo ouvir de pessoas que também começaram com dificuldades, mas permaneceram acreditando nos seus sonhos. É isso que a Prefeitura de Manaus, em nome do nosso prefeito Arthur Virgílio Neto, a Semjel e as outras secretarias, como o Fundo Manaus Solidária, buscamos, sempre o melhor para a nossa população”, ressaltou o secretário da Semjel, João Carlos.


Veja também

Piloto amazonense conquista troféu de destaque do ano no automobilismo brasileiro


Em um dos bairros mais populosos de Manaus, a baiana Ana Marcela estava se sentindo em casa, ela conta que superou dificuldades por ser criada na periferia de Salvador. “Nunca tive uma vida muito fácil. Meu pai foi atleta e ele sabia as pessoas corretas para me indicar. E graças a Deus consegui ser o que eu sou hoje. Poder estar aqui hoje perto dessas crianças e apesar das dificuldades que enfrentamos no Brasil, existem os professores qualificados que estão aqui para ensinar eles muito mais do que nadar. E é importante a gente mostrar pra eles que eles podem chegar lá na frente e sonhar alto porque vale a pena”, disse.


Ela ainda falou sobre a disputa que terá contra a atual campeã olímpica, Sharon Van Rouwendaal. “É uma rivalidade boa e saudável. Fora da água, a gente é super tranquila e dentro da água cada um faz o seu para vencer e amanhã não vai ser diferente, a gente vai estar brigando pra ganhar mais essa prova”.


Sharon também falou sobre a experiência que teve ao visitar o projeto realizado pela Prefeitura de Manaus no bairro Santa Etelvina. “É maravilhoso poder conhecer Manaus, está sendo realmente especial. Estou com grandes expectativas para a prova amanhã, será uma surpresa, e fiquei muito feliz de ir visitar o projeto. É encantador ver tantas crianças envolvidas com o esporte. Fui muito bem recebida”, afirmou.


Experiência

 

As atletas que estão em Manaus para competir pelo Rio Negro Challenge,

neste domingo, tiraram um tempo de suas agendas para prestigiar o Festival


Assim que as atletas chegaram, o público, de aproximadamente 500 pessoas, ficou curioso em saber quem eram. Logo que elas foram anunciadas a população foi ao delírio em busca de registrar um momento com as desportistas de renome mundial. O Festival de Natação reuniu aproximadamente 230 participantes nas categorias infantil, Pessoas com Deficiência e Terceira Idade.


Não foi diferente para a aposentada Francisca Paixão, 63, que é frequentadora do espaço e pela primeira vez participou de uma competição desse tipo. “Eu acho muito importante esse tipo de ação porque é um incentivo para as nossas crianças. É importante trazer atletas de sucesso como as duas que vieram aqui. Que as nossas crianças sigam o caminho que elas seguiram até se tornarem bem sucedidas. E eu tenho netos que competiram aqui, inclusive minha neta de seis anos ficou em segundo lugar”, contou empolgada.


Já o motorista Breno Mota, 35, espera que as filhas Isabela, 9, e Alice Cruz Mota, 7, possam se espelhar no exemplo de Ana e Sharon. “Eu sempre incentivei as minhas filhas a praticarem esportes e hoje eu agradeço a Prefeitura de Manaus por esse evento. E essa interação com atletas bem sucedidas só faz com que as crianças se espelhem nelas. É um incentivo e uma motivação para que continuem praticando esporte”, declarou.


As atletas


Sharon Van Rouwendaal foi eleita pela Swimming World como a melhor atleta de águas abertas do mundo em 2018, levando o título pela terceira vez (repetiu o feito nos anos de 2014 e 2016). A holandesa, neste ano, venceu as provas de 5, 10km e o revezamento do Campeonato Europeu, além de ter ficado em segundo lugar na prova dos 25km. Além disso, faturou uma etapa do Circuito da FINA Marathon Swim Series e ficou três provas no Top 4, ganhando também todas as provas que disputou do Circuito da LEN.


Em 2018, Ana Marcela Cunha conquistou o tetracampeonato do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas. Ao longo do ano, a baiana, de 26 anos, venceu duas etapas da competição, em Belafontured, na Hungria, e em St Lac Jean, no Canadá, além de um segundo lugar na etapa de Victoria, em Seychelles e duas provas como terceiro em Chun’an, na China, e em Abu Dhabi. Vencedora do Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do ano em 2016, Ana Marcela ainda dominou o Campeonato Sul-Americano com três medalhas de ouro e garantiu a vaga do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Neste final de ano, Ana Marcela ainda disputa o Prêmio Brasil Olímpico 2018 na categoria `Melhor Atleta do Ano`. Ela disputa o troféu com Ana Sátila (canoagem) e Marta (futebol). A maratonista é a única representante dos aquáticos entre os finalistas da importante premiação que acontece dia 18 de dezembro, no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

 

Visita de maratonistas aquáticas agita Festival de Natação

na Zona Norte de Manaus (Fotos: Reprodução)

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.