Notícias

Compartilhar Imprimir

Mulher

13/06/2018

Você Sabia? Autoexame não é feito só nas mamas: há outra região essencial que muitas esquecem

Compartilhar:

Foto: Reprodução

Muitas mulheres já possuem o hábito de se autoexaminar

O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo, atrás apenas do câncer de pele. Seu elevado nível de incidência torna ainda mais importante que mulheres realizem o autoexame dos seios, uma vez que quanto mais cedo a doença é conhecida, maiores são as chances de cura.

 

Muitas mulheres já possuem o hábito de se autoexaminar, mas é comum que ao realizar o procedimento, uma parte importante do corpo seja deixada de lado: as axilas.

 

Veja também 

Religiosas a favor da legalização do aborto: é possível unir esses ideais?

 

Autoexame das mamas: não esqueça das axilas


De acordo com recomendação do INCA (Instituto Nacional de Câncer), além de apalpar as mamas, é fundamental estender o movimento para a região das axilas, onde também é passível de surgir nódulos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Foto: Reprodução

 

Ainda conforme o instituto é recomendado que mulheres, de qualquer idade, fiquem atentas aos sintomas e sinais suspeitos de câncer, como nódulo fixo e geralmente indolor, mudanças no formato ou na pele da mama, alterações no mamilo, saída de secreção espontânea pelo mamilo e nódulos no pescoço ou axilas.

 

Importância da mamografia


Vale lembrar que o exame caseiro das mamas não substitui a mamografia, exame que detecta tumores em estágios iniciais e que podem não ser sentidos pelo toque. O autoexame deve ser visto como uma medida extra à visita anual ao ginecologista. Quando detectado logo no início, o câncer de mama tem 90% de chances de cura e a mamografia é a forma mais eficaz de descobrir a doença nessa fase.

 

Vix.com

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2018. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.