26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
13/02/2019

Wilker Barreto protocola requerimentos convocando secretários da saúde, educação e casa civil para dar explicações

Foto: Reprodução

Deputado Estadual Wilker Barreto (PHS)

A falta de leitos e medicamentos nos hospitais, contratos da educação sem licitação, contratação de buffets no valor de R$ de 1,2 milhão terão que ser explicados pelos secretários de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e da Casa Civil aos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A convocação foi feita, por meio de requerimento protocolado, na manhã da última terça-feira (12), pelo deputado estadual Wilker Barreto (PHS).


O humanista que é líder da oposição no parlamento estadual, solicita do secretário da Susam e vice-governador, Carlos Almeida, a previsão para o reabastecimento e reposição do estoque de remédios, informações sobre procedimentos licitatórios, assim como os leitos disponíveis na capital. No documento, diretores de unidades hospitalares também foram convocados.

 

Veja também 

Josué Neto recebe dirigentes da Eneva para discutir projeto de gás natural


“Eu queria estar parabenizando o Governo por repor os estoques vitais e eu não quero aqui ganhar no discurso, pois se assim for, quem perde é a população. Os números que eu trouxe são reais e até a presente data ninguém questionou nenhuma informação que foi passada por mim. Entreguei em mãos à base do Governo os itens específicos dos medicamentos que estão faltando no 28 de Agosto, pois o que me preocupa é o tempo que falta para que esses itens vitais possam chegar. Eu faço um questionamento pontual: se nesse exato momento os hospitais de emergência e urgência conseguem atender perfeitamente”, disse Wilker.


No último final de semana, Barreto alertou que o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto (Av. Mário Ypiranga, 1581 - Adrianópolis) não têm 52 itens essenciais de medicamentos. Desses, um total de quatro são considerados vitais para pacientes, ou seja, indispensáveis para um tratamento. Além disso, o parlamentar ainda identificou que 23,60% de medicamentos essenciais estão zerados na Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA) e, que deste montante, 3,75% correspondem a medicamentos vitais. Este último número equivale a uma relação de 60 itens em estoque zero.


Contrato sem licitação


No requerimento, o secretário da Seduc, Luiz Castro, terá que explicar a contração sem licitação da empresa Bringel Medical Distribuidora de Medicamentos LTDA, que vai prestar serviços odontológicos em unidades móveis e consultórios instalados nos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETI’s). Da Casa Civil, Wilker Barreto convoca o secretário, Leandro Benevides, para dar informações sobre a necessidade do quinto termo aditivo no valor de R$ 1.295.293,80 para a contratação de serviços de buffet.

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


“A emergência está ficando uma prática neste Governo. A saúde, a educação, todos estão entrando em emergência e precisam de ações rápidas para sanar o caos. O que eu peço é ser informado e poder passar isso à população. Necessito de explicações, de documentos, de prazos. Trabalho com isso, com a realidade, e o que eu vejo, e o que está chegando a mim, é um verdadeiro colapso”, frisou o parlamentar.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.