Equipe realizou operação a mais de 60 metros de altitude, com cerca de 9 horas de duração
Em meio à Serra da Bolívia, um detalhe na paisagem chamada a atenção de moradores há dias: cinco cabritos estavam em uma área de difícil acesso, a cerca de 60 metros de altitude.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, através do quartel de Itaocara, e precisou usar técnicas especializadas de resgate para fazer o salvamento dos animais. Foram cerca de 9 horas de duração até a conclusão, que se deu na tarde da última sexta-feira. Segundo relatos, os cabritos estavam sem conseguir sair do local há 13 dias.
Os moradores do entorno da região acionaram os bombeiros na última quinta-feira, ao perceberem que eles estavam há vários dias no mesmo ponto da montanha, sem água e alimento. A serra fica em Aperibé, no Noroeste Fluminense (RJ). O planejamento do resgate teve início no mesmo dia. Às 5h da manhã de sexta-feira, três especialistas em salvamento em altura e dez bombeiros do Destacamento de Bombeiro Militar de Itaocara iniciaram a missão.
Veja também

Pastor é preso após estuprar adolescente com deficiência na Bahia
Atleta sofre parada cardiorrespiratória e morre durante evento de fisiculturismo no Campo Grande
COMPLEXIDADE DO RESGATE
Um drone foi usado para apoio para auxiliar os bombeiros na localização precisa dos animais. Segundo o Corpo de Bombeiros, em decorrência da complexidade do terreno, os agentes precisaram se organizar em duas frentes de trabalho.
A primeira equipe, composta por seis montanhistas, caminhou cerca de 5 km até o cume da montanha com cordas e equipamentos de resgate. Também levavam materiais de primeiros socorros para caso os animais apresentassem lesões. Eles acessaram o ponto onde os cabritos estavam por meio de rapel.
Já a segunda equipe seguiu pela parte inferior da montanha, preparando um local para receber os cabritos assim que descessem com auxílio dos montanhistas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
De acordo com os bombeiros, os cinco animais resgatados. Destes, quatro foram devolvidos à mata, uma vez que não foi possível localizar os proprietários. Foi constatado que o quinto cabrito estava levemente debilitado. Ele foi entregue a um morador da região que se comprometeu a cuidar do animal.
Fonte: Extra