NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
'Ato 27' reúne circo e teatro em programação gratuita no Centro de Manaus
Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O ato reúne artistas independentes em uma mobilização coletiva, defendendo o fortalecimento de políticas culturais

A Praça Antônio Bittencourt (do Congresso), no Centro, zona sul de Manaus, recebe na sexta-feira (27/03), a partir das 16h, o projeto “Ato 27 – Circo e Teatro em estado de Cena”. A iniciativa, gratuita, chega ao terceiro ano consecutivo e marca as celebrações do Dia Internacional do Teatro e do Dia Nacional do Circo. A ação é realizada pelo coletivo Artistas da Cena do Teatro e Circo da Cidade de Manaus, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

Realizado desde 2024, o ato reúne artistas independentes em uma mobilização coletiva que ocupa espaços públicos, levando apresentações à população e defendendo o fortalecimento de políticas culturais contínuas, acessíveis e estruturantes para o setor.

 

A programação tem início às 16h, com um cortejo artístico, seguido do espetáculo “Os Contadores de Era Uma Vez em O Circo da Pão Doce”, além de números de acrobacia, palhaçaria, ilusionismo e outras linguagens circenses. Ao final, por volta das 18h, artistas e público seguem em novo cortejo até o Teatro da Instalação, onde será apresentado o espetáculo “Manifesto”.

 

Veja também

 

Largo das Emoções: Projeto #Toadas encerra temporada histórica de 10 anos com duelo no Centro de Manaus

 

Fórum de Negócios Impactos na Periferia reúne milhares de pessoas e fortalece cultura urbana em Manaus

 

Ao longo das edições anteriores, o projeto tem se consolidado como espaço de reflexão e valorização das artes da cena. Em sua estreia, trouxe o questionamento “Que Circo é Esse?”, abordando desafios como a precarização do trabalho artístico. No segundo ano, com o tema “Rua e Resistência”, reforçou o caráter inclusivo e democrático do teatro e do circo.

 

 

Para 2026, o tema “Ato 27 – Circo e Teatro em estado de Cena” propõe uma reflexão sobre a arte como manifestação viva e acessível, que ultrapassa os espaços tradicionais e se conecta diretamente com o cotidiano urbano.

 

Fotos: Divulgação/Secretaria de Estado de

Cultura e Economia Criativa

 

A proposta também evidencia o papel do circo como linguagem de expressão, acolhimento e pertencimento, especialmente para artistas que encontram na cidade novas oportunidades de atuação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas com o incentivo à cultura e à economia criativa, promovendo o acesso democrático às artes e valorizando os artistas locais.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.