28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
07/03/2019

'Depressão pós-Carnaval' é natural e passageira, diz psicóloga

Foto: Reprodução

E quando a folia acaba? Bate um sentimento de infelicidade e falta coragem para voltar à rotina

O Carnaval é aquela época do ano em que não falta música, diversão e descontração por onde quer que se vá. Blocos e desfiles animam o povo, que aproveita pra extravasar a energia acumulada o ano inteiro.


Mas e quando a folia acaba? Bate um sentimento de infelicidade e falta coragem para voltar à rotina. Muitos já até deram nome ao problema: depressão pós- Carnaval.


De acordo com a psicóloga e coach Maíra Mendes, da clínica Onmental Espaço Terapêutico, a ocasião funciona como uma válvula de escape para fugir da realidade. “A pessoa se entrega à festa e dias depois precisa encarar a realidade. Fica uma sensação de vazio, uma melancolia, o que é normal depois de tantos excessos”, explica.


Veja também

Sofrendo com a ressaca? Veja 4 dicas implacáveis para resolver o problema neste Carnaval


Maíra aconselha aos foliões mais tristes com a despedida do Carnaval que avaliem quais as razões de se sentirem tão mal. “O sentimento de tristeza é normal e faz parte da vida, afinal sempre podem existir problemas ou situações que nos deixam abatidos no nosso cotidiano. Não dá para ser feliz o tempo inteiro”.


A psicóloga ressalta que depressão e tristeza não são a mesma coisa. Geralmente a tristeza é passageira, tendo um período curto de duração, e não requer tratamento. Já a depressão é um transtorno que afeta o humor, na qual a pessoa tem a sensação persistente de tristeza não importa a ocasião. Ela ultrapassa o período de duas semanas, e é acompanhada de uma variedade de sintomas físicos e comportamentais.


De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em 2015, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina, sendo que, 5,8% da população, ou seja, 11,5 milhões de brasileiros, sofrem da doença. No ranking mundial, o Brasil ocupa o terceiro lugar. A lista é encabeçada pela Ucrânia (6,3%) e seguida por Austrália e Estônia na segunda posição, ambas com 5,9%. Na Alemanha, a depressão atingiu 5,2% da população em 2015.


Sintomas


Perda de energia, falta de vontade para realizar atividades que davam prazer e cansaço constante podem ser indícios da doença. Além disso, pode ocorrer alterações no apetite, o que causa aumento ou perda de peso, e dificuldade em dormir, porque ocorre diminuição da serotonina, que é o hormônio do prazer e do bem-estar.


Irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, lentidão no pensamento e na fala, dores de cabeça, coluna e estômago também sintomas muito relatados por quem sofre de depressão.


O ideal, em casos assim, é buscar a ajuda médica e psicológica, como a oferecida pela Onmental Espaço Terapêutico. A clínica possui uma equipe multidisciplinar formada por profissionais especializados em psiquiatria, fisioterapia, psicologia, dentre outras áreas, que cuidam do corpo e da mente com uma visão holística, ou seja, como um todo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter


No entanto, a resistência em procurar ajuda em saúde mental existe e está arraigada na sociedade. Ela pode ser explicada, em parte, pelo preconceito contra as pessoas que têm transtornos. A psicofobia carrega uma herança de séculos de discriminação contra os doentes mentais ao longo da história.


Porém é muito importante frisar que, cuidar da mente é sinal de lucidez e busca pelo bem-estar. “Hoje a psicoterapia, por exemplo, é desenvolvida para apoiar o ser humano em um processo de transformação e entendimento de sua própria essência. Ela serve para qualquer pessoa que deseja cuidar de si mesmo”, diz Maíra.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.