26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
20/02/2020

'Emagreci quase 20 kg', diz brasileiro deportado dos EUA

Foto: Reprodução / Record TV Minas

Eletricista de Inhapim, a 250 km de Belo Horizonte, tentou entrar ilegalmente no país norte-americano, mas foi preso com o filho de 15 anos

O eletricista Giliarde Viana passou 23 dias em solo americano com o filho de 15 anos, mas a temporada não foi como eles haviam planejado. A família brasileira pretendia entrar ilegalmente no país para tentar uma vida melhor, mas acabou presa em um Centro de Imigração no Estado do Texas.

 

Pai e filho não chegaram a viver o sonho americano e foram mandados de volta ao Brasil, nesta quarta-feira (19). Em solo brasileiro, Viana relata a situação vivida em terras estrangeiras.

 

— Emagreci quase 20 kg em 23 dias. Tomei soro para não cair. Eles não dão comida pra gente. Não tem horário para comer lá. Dormia no chão.

 

Veja também

 

O técnico brasileiro que transformou a vida de meninas pobres nos EUA e agora pode ser obrigado a deixar o país

 

Especialista recomenda medicamentos antimalária contra coronavírus


A família aterrissou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, com outras 15 pessoas, nesta tarde. Inicialmente havia a expectativa que 94 deportados chegassem no mesmo voo, que é o quinto a trazer brasileiros que tentavam entrar ilegalmente nos Estados Unidos.


O número de imigrantes brasileiros presos tentando cruzar a fronteira pelo México aumentou mais de dez vezes de outubro de 2018 a setembro de 2019, chegando a quase 18 mil pessoas. Até 2006, a deportação não era aceita pelo Brasil. Agora, o governo tem facilitado a vinda de cidadãos que vivem nos Estados Unidos de maneira irregular.

 

Giliarde Viana, que já fez o caminho de volta, diz que não pretende tentar uma nova aventura.

 

— O sonho americano para mim acabou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A reportagem procurou a Embaixada Americana e o Itamaraty para comentar os relatos dos deportados, mas ainda aguarda retorno.

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.