01 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
07/04/2024

'Impossível de escapar': conheça a penitenciária conhecida como 'Alcatraz da Rússia'

Foto: Reprodução/YouTube

Colônia Correcional Nº 5, situada em ilha num lago em Ognenny Ostrov (Rússia)

Autoridades garantem: é impossível escapar da Colônia Correcional Nº 5. De lá os detentos só saem mortos. Atualmente, a prisão localizada numa pequena ilha no lago Novozero, em Ognenny Ostrov (Rússia), abriga 198 internos. Todos eles condenados à prisão perpétua em casos de terrorismo, assassinatos em série, abusos sexuais, pedofilia e crimes relacionados a máfias.

 

O local, que já abrigou um monastério ortodoxo (após a Revolução Socialista de 1917, foi convertido em prisão), é conhecido como "Ilha do Fogo" ou "Alcatraz da Rússia", em referência à famosa prisão americana, já desativada.

 

Durante as décadas de 1930 e 1940, funcionou como colônia penal para as vítimas dos expurgos políticos de Joseph Stalin. Após a morte de Stalin, em 1953, o local foi transformado numa prisão regular para criminosos perigosos não políticos.

 

Veja também

 

Receita flagra carretas com 292 toneladas de grãos irregulares

 

Urna eletrônica terá nova voz para eleitores cegos ou com baixa visão

 

O governo de Moscou se orgulha de nunca ninguém ter escapado. Para manter a estatística, os administradores do presídio dizem agir com máximo rigor e controle absoluto das celas.

 

Ao redor da cadeia inexpugnável há água e pântano, com temperaturas que variam de 35 graus a 30 graus negativos. No inverno, a prisão, a 400km de Moscou, fica coberta de neve, mas, no verão, milhares de mosquitos saem da lama e atacam os internos implacavelmente.

 

Lá, trabalhar é um privilégio que poucos detentos conseguem. Os que são alijados da ocupação ficam isolados em cubículos não maiores que um contêiner. O tempo ao ar livre é passado em pequenas gaiolas, sem contato com outros condenados.

 

A realidade na penitenciária é tão sufocante que muitos dizem que "prefeririam enfrentar o pelotão de fuzilamento".

 

As celas são revistadas constantemente. Camas e todos os objetos grandes são soldados ao chão. Todos os momentos são monitorados por câmeras, à exceção da privacidade do banheiro. Para evitar o contato entre carcereiros e detentos, a comunicação é feita por interfone. Assim, evita-se contrabando e outras formas de corrupção no sistema prisional.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Em 1996, a pena de morte foi abolida na Rússia.

 

Fonte: Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.