17 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
25/05/2024

'Lei para vacinação em escolas deve corrigir atrasos', afirma pediatra

Foto: Reprodução

Projeto de Lei aprovado no Senado prevê que campanhas de vacinação sejam feitas nas escolas públicas para aumentar a cobertura vacinal

O Senado Federal aprovou, na terça-feira (21/5), o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Vacinação nas Escolas Públicas. Ele visa aumentar a adesão de crianças e adolescentes às campanhas de imunização para contornar a queda das coberturas vacinais.A aprovação do projeto depende ainda da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Se passar, todas as escolas públicas, ou que recebem recursos públicos, deverão receber equipes de saúde para fazer a vacinação de crianças e adolescentes.

 

“A aprovação desse PL significa que vamos ter mais chances de vacinar. É preciso uma estratégia conjunta com educação e saúde”, afirma a pediatra Isabella Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).Isabella lembra que a cobertura vacinal infantil ainda está, de maneira geral, abaixo da meta para todas as vacinas. A da 2ª dose contra tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), por exemplo, de 68% para as crianças com 1 ano de idade. A da poliomielite oral bivalente é de 77,08%. A meta é que todas elas cheguem a 95%.

 

Para o presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri, a vacinação escolar corrige atrasos vacinais da primeira infância e protege os adolescentes.Mas o pediatra destaca que ela não afeta os primeiros dois anos de vida das crianças, que ainda não frequentam o ambiente escolar, cabendo aos pais o compromisso de levar seus filhos até os postos de saúde.

 

Veja também 

 

Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

 

PAC Galeria transfere atendimentos para o PAC Studio 5 a partir de segunda-feira

 

A vacinação nas escolas é uma estratégia antiga, estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela facilita a vida de pais que não conseguem encaixar a ida ao posto de saúde na rotina de trabalho, uma vez que as unidades de saúde têm horários limitados.O programa determina que todos os anos, após o início da campanha de vacinação contra a gripe, as equipes de saúde locais vão até as escolas públicas para vacinar as crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, oferecendo as vacinas previstas para cada idade.

 

As escolas e unidades de saúde deverão divulgar as datas da campanha de vacinação com antecedência para que os estudantes levem seus cartões de vacinação para a escola no dia definido. As escolas da rede particular que desejarem também poderão aderir ao programa, basta informar o interesse ao serviço de saúde local.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

De acordo com a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinepe/DF), Ana Elisa Dumont, a vacinação nas escolas particulares já é uma realidade. Muitas já pedem para participar de campanhas, como a do HPV para crianças e adolescentes. 

 

Fonte: Uol

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.