07 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
25/04/2024

Lula promete Força-Tarefa a indígenas para acelerar demarcações

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Lula se reuniu com lideranças indígenas e definiu a criação de um grupo para discutir a situação das terras não homologadas

 Lideranças indígenas se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (25/4), para cobrar a homologação das terras que estão pendentes. Durante o encontro, ficou definido que o governo montará uma força-tarefa para levantar a situação dos quatro territórios que ainda faltam ser reconhecidos, e, dessa forma, tentar acelerar o processo de demarcação.

 

O grupo será comandado pelo Ministério dos Povos Indígenas, e terá a participação da Secretaria-Geral da Presidência, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da Advocacia-Geral da União (AGU). O processo de montagem da equipe e o início dos diálogos deve ocorrer nas próximas duas semanas. O governo não deu prazo para finalizar as homologações.

 

Segundo o ministro-chefe da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, duas dessas terras — que estão em Santa Catarina — enfrentam questões judiciais. O governo vai dialogar com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que na última semana suspendeu todas as ações que tratam do marco temporal.

 

Veja também

 

Candidato de Bolsonaro negocia com marqueteiro que rompeu com Tabata

 

Senadora que assumiu mandato de Flávio Dino deixa PSB e se filia ao PDT

 

As outras duas, localizadas em Alagoas e na Paraíba, têm problemas políticos. “[as terras] Têm ocupações de pessoas que não são indígenas. Alguns da agricultura familiar, alguns que receberam o título em algum momento, dado por algum governador. Então, têm um problema político que nós precisamos resolver”, explicou o ministro.

 

DEMARCAÇÕES

 

Na semana passada, Lula homologou duas novas terras indígenas. A expectativa, no entanto, era de que o chefe do Executivo assinasse o reconhecimento de outros quatro territórios.

 

Até agora, o governo demarcou 10 das 14 terras prometidas para os 100 primeiros dias de gestão.

 

Segundo o presidente, os locais não homologados são territórios ocupados por fazendeiros ou por famílias de baixa renda. O governo quer resolver as ocupações antes de finalizar o processo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“Tem alguns governadores que pediram um tempo para a gente saber como vai tirar essas pessoas. Porque a gente não pode chegar lá com a polícia e ser violento”, justificou Lula.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.