17 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
19/03/2024

'Não sobrou nada': Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Foto: Reprodução

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Em 1976, uma sombra se erguia na paradisíaca costa de Maceió, em Alagoas: a chegada de uma fábrica para produzir PVC, material usado na fabricação de produtos plásticos.

 

Aberta pela Salgema Indústria Química S/A, a fábrica construída no bairro do Pontal da Barra – um trecho entre a laguna Mundaú e o mar – era estratégico, devido à abundância em seu subsolo de sal-gema, mineral fundamental para a produção do PVC.

 

Porém, quase cinco décadas depois, a área se tornaria palco de uma das maiores tragédias socioambientais do Brasil: a extração de sal-gema causou o afundamento do solo em áreas residenciais, provocando o deslocamento de 60 mil pessoas de cinco bairros pelo risco de desabamento de imóveis a partir de 2018.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da arborização em trecho da avenida Djalma Batista

 

El Niño: fim do fenômeno climático reduz chuvas e coloca em risco segunda safra de milho

Em dezembro de 2023, o rompimento da Mina 18, às margens da laguna, trouxe ainda mais impactos às suas águas e entorno.Agora, o caso volta a ter destaque com os trabalhos de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar os danos ambientais da região e as possíveis falhas e omissões do governo e da companhia na extração de sal-gema. Ao mesmo tempo, as vítimas buscam justiça levando a empresa e suas subsidiárias internacionais a um tribunal na Holanda.

 

Foto: Reprodução

 

Para além dos impactos humanos, a área de restinga e manguezais, outrora uma paisagem idílica, foi transformada pelo avanço da indústria. “Era um verdadeiro paraíso ecológico”, disse ao Diálogo Chino o professor e ecologista aposentado José Geraldo Wanderley Marques, um dos mais longevos e firmes ativistas contrários ao empreendimento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Nos manguezais, aves costeiras como garças, maçaricos e colhereiros, encontravam habitat. Além disso, caranguejos, siris e peixes dependiam desse ecossistema para se alimentar e reproduzir. Com a instalação da fábrica, a região tornou-se hostil para todas essas formas de vida.  

 

Fonte: O Eco

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.