26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Novelas
09/08/2021

'Nos tempos do Imperador' marca retorno de Selton Mello às novelas após 21 anos: 'Voltei para a escola'

Foto: João Miguel Júnior

Selton Mello como D. Pedro II em

As gravações de “Nos tempos do imperador”, que estreia esta segunda-feira na Globo, substituindo “A vida da gente”, começaram ainda em março de 2020, pouco antes de o Brasil parar por causa do coronavírus.

 

Com a pandemia, a produção foi imediatamente interrompida e a retomada aconteceu somente em novembro do ano passado, ainda assombrada pela incerteza da estreia na faixa das seis.

 

— Estamos escrevendo a novela desde março de 2018 e foi um choque gigante ficar sem saber, pelas circunstâncias mundiais da pandemia, quando iríamos lançar. Mas não paramos de escrever em nenhum momento — conta Thereza Falcão, que divide a autoria da história com Alessandro Marson.

 

Primeira novela da Globo totalmente inédita desde o início da pandemia, o folhetim é uma continuação de “Novo mundo”, exibida originalmente em 2017 e reprisada no ano passado.

 

Ambientada em 1856, a sequência mostra a luta de D. Pedro II (Selton Mello) para garantir a integração do Brasil e, também, a evolução da nação através do investimento na educação de seu povo (veja mais detalhes do enredo e curiosidades de bastidores abaixo).

 

— Ao longo de 156 capítulos, mostramos várias facetas do Imperador. Falamos, inclusive, da Guerra do Paraguai, onde D. Pedro II não teve sua melhor atuação. Também tivemos que expor lados não tão perfeitos ou heroicos desse líder — adianta Marson.

 

Intérprete do monarca, Selton não lembrava de muitos detalhes da trajetória de D. Pedro II até estudá-lo por causa do papel.

 

— Fiquei intrigado, porque é um personagem bem importante para a história do Brasil, mas que não foi tão contado. O D. Pedro I tem um histórico de atores que já o interpretaram, mas seu filho, não.

 

Eu gostei dele não ter esse peso de outras interpretações — assume o artista, que encontrou uma semelhança com a figura histórica: — Eu fico emocionado porque D. Pedro II assumiu o trono com quase 15 anos e eu também comecei a trabalhar ainda criança. Eu me conecto com esse cara nesse ponto.

 

Selton, de 48 anos, estreou na TV com apenas 8. Bastante presente no cinema nacional, sua última novela foi “Força de um desejo”, exibida há 21 anos, na Globo.

 

— São mais de 21 anos... É muito tempo longe das novelas — reconhece o ator.

 

Selton Mello como D. Pedro II em 'Nos tempos do Imperador'

No retorno para o formato, o artista acabou se surpreendendo

com o ritmo da produção

 

— O trabalho é insano. Gravamos de 25 a 30 cenas por dia, sem tempo para ficar elaborando. Se tiver que tirar um coelho da cartola, tem que ser de uma forma muito ligeira. Novela é uma maratona.

 

Mas isso é muito bom também. Lembro que isso foi minha escola e, agora, estou voltando para esse lugar, voltando para a escola. Foi assim que eu aprendi a atuar. Eu estou muito comovido por estar retornando para o lugar de aprendizado.

 

Nos tempos do Imperador' marca retorno de Selton Mello às novelas após 21  anos: 'Voltei para a escola' - TV e Lazer - Extra Online

 

Trio das 'Five' em novela

 

Enquanto persegue o sonho de ser médica, Pilar (Gabriela Medvedovski) esbarra em Jorge/Samuel (Michel Gomes), por quem se apaixona perdidamente.

 

— Tanto a Pilar quanto o Samuel são a frente do seu tempo e se conectam por serem revolucionários — define Gabriela, que reencontrou duas grandes amigas na novela: Heslaine Vieira, que vive Zayla, e Daphne Bozaski, a Dolores.

 

Selton Mello diz estar emocionado com sua volta às novelas e exalta Dom  Pedro II | O TEMPO

 

As três são parte das Five, o famoso quinteto de “Malhação: viva a diferença”:

 

— É muita sorte estar com elas de novo. Daphne é minha irmã mais nova e Heslaine é minha rival. Com ela, tenho praticado uma interação totalmente nova.

 

Lugar de resistência e luta pela liberdade

 

Contagem regressiva: a partir da próxima segunda, você tem um compromisso  com a Família Imperial em 'Nos Tempos do Imperador'

 

A Pequena África, que no Rio fica nos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, é o reduto de negros livres e fugitivos que precisam de proteção. Dom Olu (Rogério Brito) é considerado o rei do local e Cândida (Dani Ornellas), sua mulher, a rainha.

 

— Fazer a Cândida é ficar perdida em meio a histórias que são minhas, mas que não foram contadas para mim porque a história desses negros não estava nos livros. Mas fico feliz de ficar perdida e ir descobrindo suas vidas aos poucos, além de contar essas histórias para o público — afirma Ornellas.

 

A volta dos que não foram

 

Germana e Licurgo voltam para a novela

 

Sucesso em “Novo mundo”, os trambiqueiros Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva) estão de volta em “Nos tempos do imperador”. Bem mais velhos, eles continuam passando a perna nos outros para se darem bem.

 

— Germana e Licurgo são praticamente imortais. Para deixá-los mais velhos, são horas de caracterização. Mas não tinha como imaginar essa história sem eles, que ganharam um espaço gigante em “Novo mundo” — explica a autora Thereza Falcão.

 

Já o escritor Alessandro Marson adianta:

 

— Nessa novela eles estão no auge da loucura. São quase como personagens de desenho animado. E o final deles é muito significativo e simbólico, do jeitinho deles.

 

As mulheres e o perrengue do figurino

 

A Imperatriz Teresa Cristina (Letícia Sabatella) é a mulher de D. Pedro II. Já Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), a amante do monarca. Nobres, ambas ostentam vestidos luxuosos da época. Vestir os figurinos, porém, não é nada fácil.

 

Selton Mello diz que "Nos Tempos do Imperador" vai iluminar os pensamentos  sobre o Brasil | GZH

 

— Realmente dá trabalho colocar, porque são quatro saias e a roupa é muito pesada. Com esses vestidos, fiquei me perguntando como as mulheres faziam xixi naquela época. Não era fácil, não — conta Ximenes, que ganhou um apelido de Selton Mello: — Ele me chama de Periquita porque a cor da Condessa é verde (risos).

 

‘Vilão indefensável, a personificação do mal’

 

Tonico Rocha ( Alexandre Nero ) é o grande vilãoTonico Rocha ( Alexandre Nero ) é o grande vilão Foto: TV Globo/DivulgaçãoGrande vilão da trama, Tonico (Alexandre Nero) quer ser deputado na Bahia e acredita que, um dia, será Imperador do Brasil, apesar disso não ser possível.

 

Nos tempos do Imperador' marca retorno de Selton Mello às novelas após 21  anos: 'Voltei para a escola' - TV e Lazer - Extra Online

Fotos: Reprodução

 

Enquanto cria desavenças com D. Pedro II, o antagonista ainda impede o amor de Pilar (Gabriela Medevdovski) e Jorge/Samuel (Michel Gomes), pois a jovem foi prometida a ele em casamento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

— Acho que, pela primeira vez, estou fazendo um personagem sem defesa. Ele é um cara absurdo, a personificação do mal. Mas é um mal que está aí, na sociedade, em certas declarações e pensamentos. Esse cara está aí, andando no nosso meio. Está até em mim — afirma Nero.

 

Fonte: Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.