21 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
16/12/2023

'O Brasil amadureceu', diz Haddad sobre aprovação da reforma tributária pelo Congresso

Foto: Reprodução

Parlamentares aprovaram o texto-base da proposta na Câmara dos Deputados. Segundo o ministro, projetos de leis que regulamentem a reforma devem ser enviados em 2024.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou hoje a aprovação em primeiro turno da reforma tributária pelo Congresso Nacional nesta sexta-feira (15).

 

"O Brasil amadureceu, sabe que precisava enfrentar essa agenda que é a mais importante das reformas porque organiza o sistema produtivo, coloca o Brasil em compasso com o que tem de mais moderno no mundo", disse o ministro.


Haddad disse que conversou com os relatores do projeto na Câmara e no Senado após a aprovação do texto-base da emenda constitucional e agradeceu em nome do ministério. Segundo ele, o presidente Lula também já conversou com os parlamentares para agradecer a votação.

 

Veja também 

 

Governo Lula projeta arrecadar R$ 9,4 bilhões com leilões de portos em 2024

 

'PORTAL DO ZACARIAS' estreia programa 'TE LES@ É?, com Elyne Feliciano. Veja e participe conosco


O ministro afirmou que o governo deve enviar ao Congresso em 2024 as propostas para leis que vão regulamentar a reforma.

 

"Eu estou feliz com esse resultado, sei que a nossa jornada não termina com a 1185 [MP das subvenções] e com a reforma tributária, demos passos importantes nesse ano", disse o ministro.

 

Questionado sobre uma possível alíquota para o novo imposto, Haddad disse que ainda será necessário recalcular o valor diante do texto aprovado pelo Congresso.

 

Após a primeira versão do texto no Senado, o ministério estimou que a alíquota padrão poderia ficar entre 25,9% e 27,5%

 

"Nós vamos recalcular o impacto. (...) Agora, quanto mais eficaz, eficiente nós formos na transição, quanto menos litigiosidade, quanto menos sonegação, quanto mais transparência, tudo isso vai concorrer pra alíquota padrão ser cada vez mais adequada", disse o ministro.


O ministro disse que as exceções que estão sendo incluídas na reforma -- e que podem afetar a alíquota -- vão passar pelo "teste da realidade".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Se elas demonstrarem que não se justificam ao longo do tempo, elas vão ser revistas em benefício de uma alíquota padrão menor, então até nisso a reforma tributária foi sensata", disse o ministro. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.