28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
25/09/2019

'Os fascistas saíram dos esgotos e são uma ameaça à democracia e aos democratas', diz sociólogo Lúcio Carril

Foto: Divulgação

Lúcio Carril é sociólogo e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

*Por Lúcio Carril - Não faz muito tempo, fascistas falavam sem quase ninguém pra ouvir e seus horrores não tinham muita ressonância, tampouco articulação em rede ou atuação sistêmica. Eram almas a vagar num ambiente impróprio para a propagação das suas ideias antidemocráticas.


As próprias elites não se dispunham a vociferar abertamente contra a democracia, tendo que conviver com suas raízes golpistas, sem se arvorar ao golpe. Mas não estavam mortas em seus anseios. O hábito terminou fazendo o monge.


Deu-se o golpe, num novo jogo político determinado pela nova geopolítica mundial chamada de "Guerra Híbrida".

 

Na esteira fascista surgiu uma candidatura fascista, ressuscitando velhos clichês e ofertando espaço para articulação em rede da turba, que vivia atordoada pelas esquinas gritando contra a democracia.

 

Veja também

 

Relatórios podem subestimar impacto de incêndios na Amazônia

 

Policial militar mata colega dentro de batalhão em Campinas, São Paulo

 

E assim está sendo. Os fascistas conseguiram oxigênio para respirar e preparar um novo ambiente, fascista clássico e com novas bandeiras carregadas de preconceitos, racismo, misoginia e violência em geral.

 

Quem votou e elegeu Bolsonaro, um misantropo grosseiro e despreparado, e continua a defendê-lo, tem identidade com o fascismo, seja ele pobre, de classe média ou rico.

 

São muitos os fascistas, agora atuando à luz do dia. Eles estão à procura de sangue como vampiros famintos. Todos que defendem a democracia são seus alvos. Políticos, artistas, profissionais liberais, cidadãos e cidadãs democratas estão sob ameaça, com seus espaços invadidos por agentes que tocam o terror, sem respeitar famílias e outros grupos sociais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Os fascistas emergiram dos esgotos para as esquinas e agora são um bando de hematófagos buscando se saciar nas veias dos democratas.


 

 

*Lúcio Carril é sociólogo e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.