16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
13/07/2020

'Por uma Manaus ainda mais inclusiva', destaca David Almeida

Foto: Divulgação

David Almeida

Uma Manaus inclusiva - como falamos na semana passada - deve partir do pressuposto que ela saiba de fato quem são os seus filhos e filhas que estão no grupo das pessoas com deficiência e que conheça fielmente quais são as suas necessidades.

 

Para ir a fundo nesse cuidado que o poder público deve a elas, se faz urgente, e necessário, um novo censo que dê conta do número atual dessa parcela importante da população.

 

O último censo, realizado em 2010, dava conta de que a quantidade de pessoas com deficiência, como a visual, a motora, a auditiva e a intelectual, representava 23,2% da população do Amazonas.

 

Veja também 

 

David Almeida toma iniciativa pessoal para que Município e Estado façam a adesão à Lei de incentivo ao esporte

 

David Almeida defende a recriação da Secretaria Municipal de Esporte

 

Naquele momento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontava que o percentual desse grupo tinha crescido 96,8% nos últimos dez anos.

 

Naquela época, o Amazonas contava com 790.647 pessoas com deficiência e só Manaus registrava 461.414. Mais de uma década já se passou, e o Amazonas, especialmente a capital, precisa de dados atualizados, para que, de forma responsável, possa lidar com esses cidadãos, que em boa parte - apesar da deficiência e do subemprego - são economicamente ativos, e, até mesmo uma parcela não sendo, precisa dos cuidados que os impostos podem pagar.

 

Uma cidade como Manaus, que concentra praticamente a metade da população amazonense - estimada em 4,1 milhões de habitantes -, pode ser modelo de inclusão.

 

Estado e Município deveriam criar um centro especializado em reabilitação integral, a fim de garantir, por exemplo, que as crianças que nasçam com deficiência visual possam ter acesso a uma cirurgia de correção e ganhem a chance de enxergar.

 

O censo de 2010 dizia que 651.262 amazonenses eram deficientes visuais, o equivalente a 82% das pessoas com deficiência no Amazonas.

 

Do mesmo modo, sendo Manaus a oitava cidade com maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, a partir de verba pública municipal, estadual, federal e Parcerias Público Privadas (PPPs), deveria ser modelo de acessibilidade, com calçadas dotadas de rampas, sem obstáculos; paradas de ônibus da mesma forma, bem sinalizadas e acessíveis; e um transporte público que verdadeiramente sirva com qualidade todos os usuários, especialmente a pessoas que precisam de uma cadeira de rodas ou de algum outro suporte para se locomover. Aquele velho censo dizia que o volume de pessoas com deficiência motora era de 209.932 amazonenses, o equivalente a 26,5% da população com deficiência do Estado.

 

Para além do direito de se locomover pela cidade, Manaus precisa tornar a linguagem de libras e o sistema de braile obrigatório, a fim de acolher com mais garantias as pessoas com deficiência auditiva e visual, respectivamente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

E com um censo novo que mostre os dados atuais da nossa capital e do nosso Estado será possível planejar as políticas de inclusão, a fim de garantir dignidade às pessoa com deficiência e assim ajudá-las a superar a barreira do preconceito em todos os setores, principalmente aquelas disfarçadas de direito no mercado de trabalho e os obstáculos que as distanciam da convivência social.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.