NOTÍCIAS
Internacional
'Yellow Letters' leva Urso de Ouro em Berlim em festival marcado por polêmica sobre Gaza
Foto: Reprodução

Filme do diretor alemão Ilker Catak ganhou o Urso de Ouro em edição marcada pela polêmica

O filme “Yellow Letters”, dirigido pelo alemão Ilker Catak, conquistou o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim neste sábado, em uma cerimônia marcada por debates sobre Gaza. Alguns premiados se manifestaram a favor da causa palestina, reagindo à tentativa do presidente do júri, Wim Wenders, de manter o festival distante da política. A diretora do evento, Tricia Tuttle, classificou a edição como “emocionalmente carregada” após dias de discussões acaloradas sobre até que ponto o cinema deve intervir na política.

 

O longa de Catak mostra a história de um diretor turco e sua esposa, atriz, que têm suas carreiras interrompidas por causa de opiniões políticas. Wenders chamou o filme de “uma premonição aterradora, um vislumbre de um futuro próximo que também pode acontecer em nossos países”. Embora ambientado na Turquia, o filme foi rodado na Alemanha, ressaltando que ameaças à liberdade são universais.

 

O Grande Prêmio do Júri Urso de Prata foi para “Salvation”, de Emin Alper, que expressou solidariedade a opositores presos na Turquia, incluindo o prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, e falou sobre o sofrimento do povo iraniano, dos curdos em Rojava e dos palestinos em Gaza.

 

Veja também

 

Declaração de embaixador americano sobre Israel provoca reação de países árabes

 

Presidente do Irã diz que país não vai 'curvar a cabeça' em meio a tensões nucleares com os EUA

O diretor sírio-palestino Abdullah Al-Khatib ganhou o prêmio de Melhor Primeiro Filme por “Crônicas do Cerco” e fez um discurso contundente sobre Gaza, afirmando que o governo alemão é “cúmplice do genocídio perpetrado por Israel”, recebendo aplausos e algumas vaias.

 

A polêmica sobre a postura de Wenders provocou críticas de Arundhati Roy e uma carta aberta de artistas como Javier Bardem, Tilda Swinton e Adam McKay, que acusaram o festival de silenciar vozes contra ações de Israel. Tuttle negou veementemente as acusações, enquanto Wenders afirmou que o cinema é uma linguagem empática e elogiou o trabalho de ativistas políticos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Entre outros vencedores, a atriz alemã Sandra Hueller recebeu o Urso de Prata de Melhor Atriz por “Rose”, o filme “Queen at Sea” ganhou dois prêmios, incluindo Melhor Ator Coadjuvante para Tom Courtenay e Anna Calder-Marshall, e Grant Gee foi premiado como Melhor Diretor por “Everybody Digs Bill Evans”, cinebiografia do pianista de jazz. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.