Segundo o estudo, cúrcuma apresentou resultados semelhantes aos de medicamentos no combate ao refluxo ácido
O açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, tem sido usado há mais de 4 mil anos, especialmente na Índia e na China, como um verdadeiro medicamento para tratar desde artrite até infecções respiratórias. Agora, um estudo publicado na revista BMJ Evidence-Based Medicine aponta que a planta originária da Ásia pode combater o refluxo ácido.
Uma pesquisa realizada em 2019 já havia demonstrado que a curcumina, o composto ativo da cúrcuma, facilitou um mecanismo protetor no esôfago que freou o refluxo ácido, provando que o tratamento natural tinha resultados semelhantes ao uso de medicamentos.
Mas agora, um grupo de pesquisadores da Tailândia promoveu um estudo com 206 pacientes com idades entre 18 e 70 anos que sofrem de dor de estômago recorrente (dispepsia funcional).
Veja também

Mercadante defende salto de qualidade na indústria da saúde
Tarcísio vai hospedar Bolsonaro mais uma vez no palácio após alta
Eles compararam o efeito da planta com o do omeprazol, tratamento popular para a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), mas que pode gerar efeitos colaterais como infeções e até demência.
Não é a primeira vez que a cúrcuma é associada ao alívio da inflamação gastrointestinal. Um estudo de maio de 2023 descobriu que a suplementação de curcumina estava ligada à perda de peso e outros resultados metabólicos benéficos devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
O composto também tem sido objeto de pesquisa para tratamentos oculares e cicatrização de feridas. Nenhum efeito colateral grave foi relatado por qualquer um dos participantes da pesquisa mais recente, segundo informações da New Atlas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Embora os resultados do ensaio tenham sido promissores, mais estudos sobre segurança e eficácia são necessários para uso comercial potencial. No entanto, observam os pesquisadores, “as novas descobertas de nosso estudo podem justificar considerar a curcumina na prática clínica”.
Fonte: Olhar Digital