17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
07/01/2024

2024 será o ano que teremos, pelo menos, uma infecção alimentar

Foto: Reprodução

De acordo com estimativas, esse ano será bem difícil as pessoas passarem sem ter problemas relacionados com alimentos. Saiba o motivo.

Uma boa alimentação pode influenciar na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes, mas sim em fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

 

Contudo, por mais que se alimentar seja uma necessidade básica do ser humano, esse ano será bem difícil ficar ileso de, pelo menos, uma intoxicação alimentar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que aproximadamente 600 mil pessoas morrem de intoxicação alimentar todos os anos. Para se ter uma ideia, no nosso país, entre 2007 e 2020, foram anunciadas, em média, 662 surtos de doenças desse gênero anualmente.

 

Como se a estimativa da OMS já não fosse alarmante o suficiente, a do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, um dos mais avançados do mundo, é ainda pior. De acordo com ele, 48 milhões de casos de doenças transmitidas por alimentos acontecem no país todos os anos.

 

Veja também 

 

Paralisação no Ibama e no ICMBio chega a 2.100 servidores

 

Submarino 'fantasma' é encontrado na Colômbia com R$ 460 milhões em cocaína e dois corpos

INTOXICAÇÃO

 

O motivo é por conta de todas as mudanças climáticas que o mundo está passando, o que consequentemente aumentam as chances de contaminação pelas coisas que as pessoas comem.

 

Além disso, o risco de intoxicação alimentar está aumentando também por conta dos danos nos recifes de coral, a expansão do comércio internacional e do turismo e a propagação da proliferação de algas tóxicas.

 

Alimentos tidos como “saudáveis” também

podem contaminar (Foto: Repodução)

 

Quando alguém consome alimentos contaminados por microrganismos, como fungos e bactérias, o mais provável é que a pessoa tenha vômitos, náuseas e diarreias. Em determinados casos, podem acontecer problemas de saúde mais sérios, como por exemplo, gangrena, gastroenterites, apendicite, febre tifoide e colite hemorrágica. E nos casos extremos, a intoxicação pode ser fatal.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

E se engana quem pensa que é somente a maionese do restaurante por quilo ou o molho de cachorro quente da barraquinha de rua que são perigosos. Alimentos tidos como “saudáveis” também podem contaminar.Isso é uma coisa que quase ninguém pensa quando vai ao supermercado comprar hortaliças, frutas pré-cortadas, uma bandeja de peito de frango. Contudo, todos esses alimentos podem ter contaminantes dentro deles. 

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.