NOTÍCIAS
Geral
''Achei que o avião fosse se desintegrar'', diz passageiro que se gravou antes da queda
Foto: Reuters

Passageiro que gravou vídeo antes da queda no Cazaquistão achou que avião fosse se despedaçar no ar

Passageiros que estavam no avião Embraer 190, da Azerbaijan Airlines, que caiu na quarta-feira (25) afirmaram à Reuters que ouviram ao menos um grande estrondo antes da queda da aeronave.

 

Os estrondos relatados ocorreram durante o voo J2-8243, que caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, após desviar de uma área no sul da Rússia onde Moscou frequentemente utiliza sistemas de defesa aérea contra drones de ataque ucranianos. Pelo menos 38 pessoas morreram, e 29 sobreviveram. O voo tinha como destino Grozny, na Rússia.

 

A queda do avião é atribuída ao sistema de defesa aéreo russo, que teria abatido a aeronave após confundir com drone ucraniano, segundo agências.

 

Veja também

 

Real Madrid mexe no nome do Santiago Bernabéu; razão poderia ser comercial, diz jornal

 

Quanto ganha quem acertar 4 números na Mega da Virada?

 

"Depois do estrondo achei que o avião fosse se desintegrar, era óbvio que tinha sido danificado de alguma forma. Parecia que o avião estava bêbado – já não era mais o mesmo", contou Subhonkul Rakhimov, um dos passageiros do avião, à Reuters durante entrevista em seu leito de hospital.

 

Rakhimov disse que começou a recitar orações e se preparar para o pior após ouvir o estrondo.

 

Outra passageira, Vafa Shabanova, também relatou ter ouvido um alto estrondo e, posteriormente, um segundo estrondo.

 

"Fiquei muito assustada", disse Shabanova, acrescentando que uma comissária pediu que ela se deslocasse para a parte traseira do avião.

 

Ambos os passageiros notaram problemas nos níveis de oxigênio na cabine do avião após as explosões.

 

O comissário de bordo Zulfugar Asadov disse à Reuters que o pouso foi negado em Grozny devido à neblina, então o piloto fez um círculo, momento em que houve estrondos fora da aeronave.

 

"O piloto tinha acabado de levantar o avião quando ouvi um estrondo na asa esquerda. Foram três estrondos," ele disse. Nesse momento, algo bateu em seu braço esquerdo e a cabine perdeu pressão.

 

A Azerbaijan Airlines, companhia aérea nacional do Azerbaijão, afirmou nesta sexta-feira (27) que "interferência externa e técnica" causou a queda do avião da Embraer no Cazaquistão, segundo investigação preliminar da empresa sobre o incidente que matou 38 pessoas.

 

A companhia aérea também anunciou suspensões de voos do Azerbaijão para oito cidades russas "por potenciais riscos de segurança", em decisão tomada em conjunto com a Autoridade estatal de Aviação Civil do país.

 

Imagens divulgadas nesta sexta-feira mostram buracos na fuselagem da parte traseira do avião.

 

A Rússia não assumiu a autoria pela queda do avião. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta sexta-feira que uma investigação russa sobre o incidente está em andamento e ofereceu ajuda ao Azerbaijão nas investigações do país vizinho. A agência responsável pela aviação civil da Rússia disse que o avião tentou pousar durante ataque de drones ucraniano.

 

Segundo a Reuters, quatro integrantes da investigação que está sendo feita pelo Azerbaijão, de onde o voo saiu, afirmaram à agência que um sistema de defesa russo fez disparos que atingiram o avião — havia relatos de que drones militares ucranianos sobrevoavam a região onde houve a queda, perto do sul da Rússia.

 

Um oficial do governo dos Estados Unidos afirmou à Reuters que "indicações preliminares" apontam para o sistema de defesa russo como causa do incidente.

 

Segundo resultados preliminares da investigação dos EUA, o avião foi atingido por um Pantsir-S, um sistema de defesa aéreo russo, disseram ainda as fontes à Reuters. Além do choque, o GPS do avião também foi paralisado por sistemas de guerra eletrônica na aproximação de Grozny, também de acordo com a agência.

 

As fontes afirmaram ainda que o ataque ao avião não foi intencional, e que militares russos achavam se tratar de drones ucranianos.

 

Questionado sobre a hipótese, o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão disse que seu governo "não confirma nem nega" que o míssil russo tenha sido a causa da queda.

 

Imagens do avião divulgadas na quarta-feira mostraram orifícios na cauda, e um site de monitoramento de voos indicou também que a aeronave sofreu interferência no GPS que a fez oscilar de altitude por mais de uma hora.

 

Nenhum dos três países que investigam o caso — Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão — haviam comentado a informação até a última atualização desta reportagem. Nesta manhã de ontem, o porta-voz do Kremlin disse que Moscou não vai especular e que esperará as conclusões de uma investigação própria.

 

Na quarta-feira, a Rússia chegou a dizer que o avião se chocou contra pássaros e, depois, que enfrentou forte neblina.

 

O chefe do Parlamento do Cazaquistão, Ashimbayev Maulen, também afirmou nesta quinta-feira que as causas da queda seguiam desconhecidas, mas prometeu que nenhum dos três países ocultará informações.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

"Nenhum desses países está interessado em esconder informações. Todas as informações serão disponibilizadas ao público," afirmou Maulen.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.