NOTÍCIAS
Internacional
'Parece que foi obra do outro lado, não de vocês', diz Biden a Netanyahu sobre explosão em hospital de Gaza
Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos desembarca em Israel em um dos momentos de maior tensão no conflito

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse nesta quarta-feira (18) que a explosão do hospital Ahli Arab, em Gaza, parece não ter sido causada por Israel.

 

"Segundo o que observei, parece que foi obra do outro lado, não de vocês", disse Biden ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante o encontro. Porém, ele destacou que "há muita gente por aí" que não tem essa certeza.

 

Biden também disse ter se sentido bastante triste e revoltado com o ataque ao hospital.

 

Veja também

 

Conselho de Segurança da ONU analisa amanhã proposta do Brasil

 

Jihad Islâmica: o que é o grupo extremista que Israel acusa de ser responsável por ataque a hospital

 

Um bombardeio matou centenas de pessoas em um hospital na Faixa de Gaza na terça-feira (17), segundo o Ministério da Saúde local (veja mais no vídeo abaixo). O órgão é subordinado ao grupo terrorista Hamas, que controla esse território palestino desde 2007.

 

O Hamas disse que partiu de Israel o ataque contra o hospital Ahli Arab.

 

As Forças de Defesa israelenses, no entanto, alegaram que a explosão foi causada por um foguete lançado pela Jihad Islâmica, grupo terrorista ligado ao Hamas.

 

O grupo, no entanto, negou ser responsável pela ação.

 

O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, decretou três dias de luto pelo ataque ao hospital. Para a Autoridade Palestina, o ataque foi um massacre.

 

Desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas realizou diversos ataques contra Israel a partir da Faixa de Gaza, mais de 4 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

 

 

ENCONTRO DE BIDEN

 

Segundo especialistas, a ida de Biden a Israel tem como objetivo demonstrar o apoio norte-americano a Israel e, ao mesmo tempo, tentar evitar que o conflito envolva outros países na região — como o Irã, o Líbano e a Síria.

 

O presidente dos Estados Unidos desembarcou em Israel em um dos momentos de maior tensão no conflito.

 

“Ele fará algumas perguntas difíceis, como um amigo, como um verdadeiro amigo de Israel, mas fará algumas perguntas a eles”, disse o porta-voz dos EUA, John Kirby.

 

Ao mesmo tempo em que Biden deseja evitar novas escaladas no conflito, o presidente norte-americano deseja desenvolver com Israel um plano para a criação de um corredor humanitário que ajudaria civis que estão na Faixa de Gaza a sair da região.

 

Biden também iria à Jordânia depois de passar por Israel, mas a viagem foi cancelada após a explosão no hospital.

 

Ele deve conversar com os presidentes da Palestina, do Egito e o rei da Jordânia por telefone quando voltar a Washington.

 

ISRAEL PROMETE AJUDA HUMANITÁRIA EM GAZA

 

Joe Biden é recebido pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv — Foto: Evan Vucci / AP Photo

Foto: Reprodução

 

As Forças de Defesa de Israel pediram para que os civis da Faixa de Gaza se direcionem para uma região conhecida como Al-Mawasi, onde será fornecida ajuda humanitária internacional.

 

A área fica a cerca de 10 km da fronteira com o Egito, no sul da Faixa de Gaza. Segundo os militares israelenses, a ajuda será fornecida "conforme o necessário".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitterYoutube e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Em um comunicado divulgado nesta quarta os militares israelenses disseram que a ajuda será fornecida "conforme o necessário".

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.