NOTÍCIAS
Internacional
A uma semana das eleições na França, extrema direita tem 35% dos votos
Foto: Antoine Gyori

Duas pesquisas divulgadas neste fim de semana apontam liderança do partido de extrema direita Reunião Nacional, com até 36% de votos

A uma semana das eleições na França, duas pesquisas anteciparam vantagem nas intenções de votos para a extrema direita. Divulgados neste fim de semana, os levantamentos consolidam a liderança do partido de extrema direita Reunião Nacional, com 35% e 36% das intenções de voto, contra 27 a 29,5% para a Nova Frente Popular, coligação da esquerda.

 

Fortalecido, o Reunião Nacional (RN) se mobiliza para obter a maioria absoluta da Assembleia Nacional junto aos aliados de direita. O presidente do partido Os Republicanos, Eric Ciotti, criou um racha na legenda depois de anunciar uma aliança com a extrema direita nesta votação – convocada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, depois da derrota dos centristas nas eleições legislativas europeias.

 

Conforme as pesquisas do instituto Elabe, encomendada pelo jornal La Tribune, e do instituto Ipsos, para Le Parisien e Radio France, o partido de Macron, Renascimento, aparece bem atrás, em terceiro lugar, com 19,5% e 20%, respectivamente. Os aliados do presidente pedem uma “onda republicana contra os extremos”.

 

Veja também

 

Bombardeio deixa 22 mortos perto da sede da Cruz Vermelha na Faixa de Gaza

 

Coreia do Norte está construindo muro na fronteira, diz Coreia do Sul

 

Em uma entrevista para o Journal du Dimanche (JDD), o presidente do RN, Jordan Bardella, voltou a insistir na carta do apaziguamento do país. “Quero reconciliar os franceses e ser o primeiro-ministro de todos os franceses, sem qualquer distinção”, afirmou, reiterando que só aceitaria o cargo de premiê se a sigla obtiver maioria absoluta dos assentos da Assembleia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Bardella, cujo partido fez história combatendo a imigração na França, comprometeu-se a ser o “primeiro-ministro de todos, incluindo daqueles que não votarem” nele. O líder prometeu “respeitar todos os franceses, sejam eles quem forem e de onde quer que venham”.

 

Fonte: Metorpóles

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.