NOTÍCIAS
Geral
Abin se manifesta sobre planos de golpe relatados por Marcos do Val
Foto: Reprodução

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou um comunicado oficial nesta quinta-feira (2) em que nega ter relações com o plano golpista revelado pelo senador Marcos Do Val (Podemos-ES) que, entre outros pontos, previa um grampo clandestino no ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

“A Agência Brasileira de Inteligência não está absolutamente envolvida em qualquer iniciativa relacionada à possibilidade de gravação de conversas do ministro do STF (…)

 

A Abin reafirma seu compromisso com a democracia e o Estado Democrático de Direito”, diz o comunicado.Marcos Do Val revelou que participou de uma reunião com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), em dezembro passado, onde foi discutido um plano de golpe de Estado.

 

Veja também 

 

PLANO DE FUGA: Bolsonaro diz que é 'italiano' logo após marcos do Val acusá-lo de tramar golpe de estado

 

Bolsonaro pediu para senador gravar Moraes para tentar anular eleições, diz revista

Por ter uma relação amistosa com Moraes, o senador seria o encarregado de gravar clandestinamente uma reunião com o magistrado e induzir uma declaração na qual ele reconheceria que interferiu nas eleições de outubro em favor do atual presidente. Bolsonaro confirmou a ocorrência da reunião.

 

Na reunião, Bolsonaro teria dito que já havia acertado com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo general Augusto Heleno, a participação da Agência Brasileira de Informação (Abin) "que daria suporte técnico à operação, fornecendo os equipamentos de espionagem necessários".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 


Com a gravação em mãos, Bolsonaro poderia mandar prender Alexandre de Moraes, impedir a posse de Lula e seguir no poder. A Abin, no entanto, negou a acusação e, na mesma nota, afirmou que seus servidores “jamais coadunariam com esse tipo de ação”. 

 

Fonte: Revista Fórum

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.