A AerCap, maior empresa de leasing de aviões do mundo, fez uma provisão em seu balanço do terceiro trimestre para uma perda de US$ 140 milhões. O valor representa quanto a empresa acredita que terá de prejuízo com o acordo de reestruturação de dívidas da Azul.
A empresa é a que mais arrenda aviões para a Azul e detentora de metade da dívida de quase US$ 600 milhões da companhia brasileira com arrendamento de aeronaves.
Os outros arrendadores são Avolon, Azorra, NAC e Falko. A AerCap aumentou a exposição à Azul depois de absorver a carteira de clientes da GECas, a empresa de leasing da GE, adquirida pela AerCap durante a pandemia.
Veja também

Termina nesta quinta-feira prazo de adesão ao programa Litígio Zero
Caixa anuncia investimento de R$ 230 bilhões para impulsionar setores da indústria nacional
No acordo com a Azul, anunciado na segunda-feira pela companhia aérea, os lessores concordaram em converter a dívida em participação acionária e passarão a deter 22% da empresa.
Para isso, a Azul deverá fazer uma emissão de 100 milhões de ações preferenciais até o fim do ano. Considerando o valor atual da ação, a conversão vai representar um desconto de 80% na dívida.
A AerCap só precisaria provisionar as perdas com a Azul no balanço do 4º trimestre, mas a empresa decidiu antecipar e divulgar no resultado do 3º trimestre.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Mesmo com a provisão de perdas, a AerCap registrou um sólido resultado no trimestre. O lucro líquido foi de US$375 milhões, com uma taxa de 99% na utilização de seus aviões. A empresa possui 1.722 aeronaves, mais de 300 helicópteros e mais de mil motores que são arrendados para clientes.
Fonte:O Globo