NOTÍCIAS
Política
Aliados de Lula veem Lewandowski com favorito para Ministério da Justiça, mas condições sobre pasta ainda em aberto
Foto: Reprodução

Na semana passada, o blog conversou com Lewandowski, que negou qualquer sondagem ou convite

Aliados do presidente Lula (PT) veem o ex-ministro Ricardo Lewandowski como o favorito para a vaga do Ministério da Justiça.

 

Como o blog revelou no mês passado, com a saída de Flavio Dino para o STF, Lewandowski passou a ser o nome de consenso na base de Lula para evitar disputas entre alas da esquerda que almejam a vaga

 

Nas palavras de um interlocutor de Lula ouvido pelo blog, "sem dúvida é o nome mais provável. Mas há muitos detalhes a serem conversados entre eles (Dino e Lewandowski) lá. É cedo". Entre outras decisões do presidente estão o comando das políticas e a segurança pública no Ministério.
Na semana passada, o blog conversou com Lewandowski, que negou qualquer sondagem ou convite. Ele ainda disse que indicação de Dino ao Supremo Tribunal Federal ter ocorrido enquanto ele viajava à Arábia Saudita — a convite do governo — foi uma "coincidência".

 

Veja também

 

Lula manda ministro e presidente do Incra para assentamento no Pará após incêndio com 9 mortes

 

Lula faz balanço de governo e aconselha PT para eleição de 2024

Quem conhece Lewandowski, no entanto, diz avaliar que um convite feito pelo presidente seria "praticamente irrecusável".

 

O Ministério da Justiça, por ser um cargo relevante ao Executivo, seria importante na articulação com os demais poderes. Lula, no entanto, não só não bateu o martelo como pode deixar a decisão para janeiro.

 

Se Lewandowski assumir, aliados de Dino defendem que Ricardo Cappeli — atual secretário-executivo do Ministério da Justiça — assuma a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O ex-ministro tem experiência em projetos na área do sistema prisional, audiência de custódia, saúde dos presos e sistema de execução unificada —dos tempos de quando presidiu o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.