A banda inglesa se tornou uma das bandas mais influentes da década de 1980, com álbuns como The Queen is Dead, de 1986.
O baixista do grupo The Smiths, Andy Rourke, morreu aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (19), por Johnny Marr, guitarrista da grande banda britânica de rock independente dos anos 1980.
"Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer de pâncreas", escreveu o integrante da banda Johnny Marr, no Twitter.
"Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs. Pedimos privacidade nesse triste momento", acrescentou o músico na publicação.
Veja também

Morre Carlos Marques, ex-marido de Gretchen
Nasce em Portugal mais um neto de Gretchen: 'Nome de rei, neto de rainha'
No Instagram, Marr ainda compartilhou uma série de imagens em que os dois aparecem juntos nos palcos, e contou que os dois se conheceram em 1975, no período escolar. "Nós éramos melhores amigos e fazíamos tudo juntos", escreveu.
A banda inglesa The Smiths se formou em 1982. Além de Andy Rourke e Johnny Marr, o grupo ainda formado por Morrisey e Mike Joyce.
Rapidamente eles se tornaram uma das bandas mais influentes da década de 1980 com álbuns como "The Queen is Dead", lançado em 1986, e hits como "Heaven Knows I’m Miserable Now", "Girlfriend In A Coma", "Panic", "Ask me" e "How soon is now?". Em 1987, o quarteto se dissolveu.
Com o fim do grupo Rourke também tocou com os Pretenders, Sinead O’Connor e o Freebass.
BATALHA JUDICIAL
Com dificuldades financeiras enquanto travava uma batalha contra o vício em heroína, Rourke processou, ao lado do baterista Mike Joyce, o guitarrista Marr e o vocalista e compositor Morrissey por uma parcela maior dos direitos autorais após a separação. Marr e Morrissey eram os compositores das faixas da banda.
Um acordo foi alcançado e a amizade com Marr sobreviveu ao processo ao longo dos anos. Tanto que o guitarrista convocou Rourke para se apresentar com sua banda em uma apresentação no Madison Square Garden, em setembro de 2022.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/I/jBuk0QQPq63dlb7jWEIA/000-33fj74k.jpg)
Morrissey, no entanto, passou a adotar um discurso cada vez mais reacionário. Em 2019 ele apareceu em um programa de televisão americano com um símbolo de um partido britânico de extrema-direita.
O cantor foi muito virulento a respeito dos ex-colegas de banda, antes de adotar um tom mais conciliador em sua autobiografia publicada em 2013.
Em 2007, Morrissey chegou a recusar uma proposta de US$ 75 milhões para uma série de apresentações que reuniria a banda.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/q/C/NKh3EGQ7yArzMqvVVhYA/smith.jpg)
Fotos: Reprodução
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Trinta anos após o término da banda, em 2017, o álbum "The Queen is Dead" ganhou uma edição especial e foi relançado com algumas faixas adicionais, incluindo algumas gravadas para o álbum "Live in Boston", que não chegou a ser lançado.
Fonte: G1