NOTÍCIAS
Internacional
Apagão deixa milhões de residências sem energia elétrica na Argentina
Foto: Reprodução

Usina nuclear Atucha I teve problemas após incêndio em linha de transmissão. Ao menos 20 milhões de pessoas foram afetadas.

Uma grande parte da Argentina, incluindo da região metropolitana de Buenos Aires (Amba), ficou sem eletricidade na tarde desta quarta-feira (1º) quando a usina nuclear Atucha I teve problemas. O corte de energia ocorreu por volta das 16h (horário local), durante uma onda de calor, e atingiu 20 milhões de pessoas.

 

De acordo com o jornal "La Nación", cerca de 40% da demanda total de eletricidade do país não estava sendo atendida — ou seja, mais de 6 milhões de residências, de um total de 15,8 milhões, estão sem energia.

 

Vários bairros da capital Buenos Aires ficaram sem energia elétrica, o que provocou a interrupção no serviço das principais linhas de metrô e trens suburbanos. Várias áreas das províncias de Córdoba, Mendoza, San Luis, Entre Ríos e Santa Fé também foram deixadas no escuro.

 

Veja também

 

O que se sabe sobre acidente de trem que deixou dezenas de mortos na Grécia

 

Colisão de trens deixa 16 mortos e dezenas feridos na Grécia

O sistema de distribuição de água também foi afetado.

 

O QUE SE SABE SOBRE O APAGÃO


As autoridades afirmam que a interrupção de energia ocorreu devido a um incêndio em áreas de pasto perto da linha de transmissão entre as localidades de Campana e General Rodríguez. Além de afetarem a usina nuclear, as chamas desencadearam problemas que resultaram em várias falhas registradas no sistema interligado do país.

 

Incêndio atingiu torres de transmissão de energia elétrica e causou um apagão na Argentina em 1º de março de 2023 — Foto: Secretaria de Energia da Argentina via Reuters

 

“As causas das falhas originais no sistema interligado serão investigadas pelo ministério da Energia. O trabalho está sendo feito rapidamente para resolver esse problema", disseram as distribuidoras de eletricidade em declaração.

 

A Cammesa, empresa responsável pelo sistema elétrico argentino, afirmou em comunicado que, no momento do corte, o termômetro marcava 35°C e a potência requisitada do sistema era de 26.570 MW.

 

O calor gera um aumento na demanda por eletricidade segundo a Transener S.A., empresa responsável pela distribuição de energia.

 

"A perturbação gerou oscilações no sistema... com a consequente restrição à demanda", disse a Transener S.A. em um comunidado. A usina nuclear de Atucha I saiu de serviço preventivamente.

 

Imagem aérea mostra o complexo nuclear de Atucha, na Argentina — Foto: Reprodução/Reuters

Fotos: Reprodução

 

Santiago Yanotti, subsecretário de Energia Elétrica, disse ao canal Todo Notícias que eles esperam "em algumas horas ter o serviço restaurado".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Algumas regiões do país, como parte de Buenos Aires e as províncias de Rio Negro e Neuquén, relataram o retorno de energia elétrica de forma intermitente por volta das 18h30, segundo a imprensa local.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.