Comércio atende com luz de vela após apagão em Manaus
Após cerca de quatro horas, parte do Norte e Nordeste ainda sofre com o apagão de energia elétrica que afetou todas as unidades da federação, exceto Roraima, na manhã desta terça-feira (15). (veja a lista de estados no fim desta reportagem).
O Ministério de Minas e Energia (MME) disseram que o fornecimento foi restabelecido no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porém, o abastecimento em Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul não voltou ao normal.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o MME disseram que houve uma falha às 8h31, mas ainda não divulgaram a causa do incidente (leia mais abaixo).
Veja também

Sargento auxiliar de Bolsonaro movimentou R$ 3,3 mi e repassou parte para Mauro Cid
Atleta tem colapso pulmonar após consumo compulsivo de cigarros eletrônicos: só parava quando dormia
METRÔS
Os metrôs de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram impactados com a falta de energia. O apagão afetou a operação em diversas linhas do Metrô de São Paulo, entre elas, a que passa pela Estação Vila Sônia, onde as plataformas ficaram superlotadas. Na capital baiana, os passageiros tiveram de deixar os vagões e caminhar pelos trilhos (veja na foto abaixo).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/i/c/GEJ7USSoqBlycDEzUWXA/whatsapp-image-2023-08-15-at-09.21.34.jpeg)
CAOS NO TRÂNSITO
O trânsito confuso, com semáforos desligados, foi uma das consequências imediatas do apagão nas capitais do país. A queda de fornecimento causou transtorno nas ruas e avenidas de Teresina, Fortaleza, Belém e outras cidades. (veja no vídeo abaixo)
SEM ENERGIA, SEM PIX
Sem energia, comerciantes também ficaram sem internet e Pix em Teresina. Wanderson Fernandes, proprietário de um quiosque no centro de Teresina, relatou que suas vendas foram afetadas. “Quando nós chegamos aqui por volta das 6h15 já estava sem energia, e aí por volta das 7h15 voltou. Depois faltou de novo e estamos sem até agora. Nós dependemos de internet, de liquidificador para fazer suco, e principalmente de maquininhas de cartão e Pix", disse.
FALTA DE ÁGUA
No Pará e no Amapá, além da não distribuição de energia, a população ficou sem água. Moradores da Grande Belém, cidades do nordeste do estado, sudoeste e sudeste relataram que após a queda de energia elétrica também houve falta de água.
Em nota, a concessionária de Saneamento do Amapá informou que o abastecimento de água foi suspenso em todas as regiões e que após o restabelecimento da energia elétrica, o fornecimento de água retornaria gradativamente
ESCOLAS
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/S/0/bdkIfxQr6q4PDCmw3m1A/whatsapp-image-2023-08-15-at-09.37.41.jpeg)
Em Macapá, algumas escolas dispensaram os alunos mais cedo. Imagens mostraram os estudantes na porta dos colégios, e outros deixando as unidades no bairro Central.
PADARIA À LUZ DE VELA
O proprietário de uma panificadora precisou improvisar com velas para conseguir atender os clientes em Manaus. João Carneiro, de 43 anos, disse que teve prejuízo porque não conseguiu assar pão no forno elétrico, na manhã desta terça-feira. “O fermento que usamos não pode ficar muito tempo, que o produto estraga. Então, tudo isso gera prejuízo”, disse o comerciante.
HOSPITAL SUSPENDEU CONSULTAS
Em São Luís, (MA), o Hospital do Câncer parou as áreas de consultas e exames porque não havia gerador de energia. Muitas pessoas que esperavam atendimento decidiram ir embora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/V/u/3PDdr5Q4GuNDmgsPcWaw/captura-de-tela-2023-08-15-094355.png)
Causas estão sendo apuradas, diz ONS
Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. O g1, entretanto, registrou relatos de falta de energia também em Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
"As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]", informou o órgão.
O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ter determinado a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.
Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.
"Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão", explica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/F/u/lWvxIkSAaeDGK7uSSXLw/whatsapp-image-2023-08-15-at-09.23.32.jpeg)
Fotos: Reprodução
Veja os estados afetados pelo apagão:
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Rondônia
Santa Catarina
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Fonte: G1