Os cidistas queriam ser base do PT no estado enquanto os ciristas, oposição
Atualmente no PDT, Romeu Aldigueri faz parte do grupo de cidistas que conseguiu, na semana passada, uma liberação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se desfiliar da sigla.
No ano passado, Cid Gomes e seus aliados provocaram uma debandada do PDT, após desentendimentos internos com a ala do ex-ministro Ciro Gomes. Os cidistas queriam ser base do PT no estado enquanto os ciristas, oposição.
Os deputados estaduais passaram um ano em briga judicial para conseguir a liberação sem perderem seus mandatos. Ao que tudo indica, Aldigueri irá se filiar ao PSB de Cid Gomes.
Veja também
Argentina e Brasil ensaiam nova etapa do Mercosul
Por que aliados apostam que Bolsonaro não lançará um filho ao Planalto
A eleição de seu aliado ocorre após o senador ter ameaçado romper com o grupo de Elmano quando Fernando Santana (PT) foi apontado para o posto. Santana havia sido escolhido pelo governador Elmano de Freitas e pelo ministro Camilo Santana, ambos do PT, para representar o partido nas eleições internas.
As ameaças de Cid ocorreram por sentir que não vinha sendo escutado nas decisões recentes e que o PT estaria tendo vantagem no grupo político. O partido do presidente Lula tem o governo estadual, a prefeitura de Fortaleza a partir de janeiro e também queria indicar o presidente da Assembleia.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Vale lembrar que, no último biênio, quem presidiu a Assembleia foi o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão. Apesar de hoje estar no PT, Evandro pertencia ao PDT até dezembro do ano passado e é aliado de primeira hora de Cid Gomes.
Fonte: O Globo