NOTÍCIAS
Geral
Após tragédia, governo Lula repassa R$ 7 milhões para o município de São Sebastião, no litoral de São Saulo
Foto: Reprodução

O governo federal autorizou, nesta quarta-feira (22/2), o empenho e o repasse de R$ 7 milhões para o município de São Sebastião, no litoral norte paulista, um dos mais atingidos pelas fortes chuvas registradas na região nos últimos dias.


O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. Os recursos serão usados para a compra de cestas básicas, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, além de colchões e combustível.


Nas redes sociais, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, comentou a liberação de recursos e disse que o montante faz parte da assistência que a União tem dado aos municípios atingidos pelos temporais. Veja:

 

Veja também 

 

Sobe para 400 o número de presos após invasões em Brasília, diz Ibaneis

 

Pacheco convoca Congresso para analisar decreto de intervenção federal em Brasília


CHUVAS NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO 


Os temporais registrados no litoral norte do estado causaram deslizamento de terra, bloqueio de rodovias, queda no fornecimento de água e energia e deixaram pelo menos 48 vítimas até o momento.Até o momento, o governo federal anunciou o reconhecimento de calamidade pública em seis municípios:

 

Guarujá;


Bertioga;


Caraguatatuba;


Ilhabela;


São Sebastião; e


Ubatuba.


Nesta quarta, a Justiça de São Paulo atendeu ao pedido do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do município de São Sebastião para autorizar a remoção forçada de famílias que se recusarem a deixar as áreas de risco no litoral norte de São Paulo. Essas famílias deverão ser direcionadas a abrigos.

 

A decisão do juiz Paulo Guilherme de Faria, de Caraguatatuba, autoriza a remoção de moradores situados em áreas de risco de ao menos 16 praias e vilas. São elas:

 

Boiçucanga;


Juquehy;


Cambury;


Barra do Sahy;


Maresias;


Paúba;


Toque Toque Pequeno;


Barra do Una;


Barequeçaba;


Varadouro;


Itatinga;


Olaria;


Topolândia;


Morro do Abrigo;


Enseada; e


Jaraguá.


Na decisão, o juiz disse que a medida tem “caráter preventivo e provisório” e deve “cessar tão logo a situação climática esteja favorável”

.

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ele destacou que a autorização deve ser usada como último instrumento do governo para remover as pessoas que se recusarem a deixar áreas que realmente estão sob o risco de deslizamentos ou desastres.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.