NOTÍCIAS
Geral
Brasil envia bombeiros, médicos e remédios à Turquia para auxiliar vítimas de terremoto
Foto: Reprodução

Bombeiros de Minas Gerais chegaram à Turquia na última sexta-feira (10/02) para auxiliar nas buscas e resgates das vítimas do terremoto, que já produziu mais de 25 mil mortos na região afetada, também contemplada com partes do território da Síria.

 

A primeira missão dos mineiros tem sido, neste sábado (11), buscar por uma criança desaparecida nos escombros de Karamanraras, no sul do país.

 

Os 6 bombeiros brasileiros alegam ter uma experiência de mais 90 anos, se somados, e atuaram em tragédias brasileiras como o rompimento criminoso da barragem de Brumadinho em 2019, cujas buscas seguem em vigor. A maior dificuldade para a atuação dos profissionais brasileiros se deve ao frio registrado na região, com temperaturas médias de 6 graus negativos.

 

Veja também 

 

Governo federal vai repatriar 17 brasileiros que estavam na Turquia

 

Saiba por que é tão difícil prever a ocorrência de terremotos


“Eles têm experiência no atendimento a desastres naturais tanto em Minas Gerais, como em outros estados do Brasil e em operações fora do país, como em Moçambique e Haiti”, diz informe do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

 

Além dos seis bombeiros mineiros, o Brasil tem feito mais esforços para contribuir com a ajuda humanitária às vítimas. Foram enviados ao país 36 profissionais especializados em busca e resgate urbano, entre eles há bombeiros de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.

 


O Brasil também enviou médicos, agentes da Defesa Civil e cinco cães farejadores para auxiliar nas buscas e localização de vítimas. Os profissionais humanos e caninos enviados pelo Brasil devem ficar na região por cerca de duas semanas.

 

Além disso, o Ministério da Saúde fez a doação de três unidades do chamado ‘kit calamidade’. Cada um contém 250 kg de medicamentos, entre outros itens para atender emergências – cada unidade pode atender cerca de 1500 pessoas por aproximadamente 30 dias.

 


Um terremoto de magnitude 7,8 - que trouxe consigo mais de cem tremores em seguida - atingiu o sul da Turquia e noroeste da Síria na última segunda-feira (6) deixando um rastro de destruição por onde passou. Além dos mais de 25 mil mortos, há 80 mil pessoas internadas em hospitais e 1,5 milhão de desabrigados. Ao todo, 31 mil equipes de resgate atuam nos esforços de encontrar as vítimas da tragédia.

 

De acordo com dados oficiais divulgados pelos socorristas turcos e sírios, e reunidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Turquia já registrou 21.848 mortos, e a Síria 3.552. A tragédia já soma 25.401 mortos e infelizmente a cifra tende a aumentar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Cerca de 23 milhões de pessoas estão no espectro de afetados diretamente, dos quais 5 milhões são considerados em situação de vulnerabilidade. Pela quantidade de prédios danificados, a OMS estima que o total de mortos pode bater os 40 mil. Os tremores também foram sentidos no Líbano, Israel, Chipre e Iraque, ainda que não haja registro de vítimas nesses países.

 

Fonte: Revista Fórum

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.