NOTÍCIAS
Política
Carlos Fávaro apoia boicote de produtores ao Carrefour
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Ministro da Agricultura disse que é inadmissível criticar a qualidade sanitária das carnes brasileiras

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, disse nesta segunda-feira (25/11) estar “feliz” com a reação de produtores de proteína animal brasileiros em relação à decisão do Carrefour de deixar de vender carne do Mercosul na França. Fornecedores de carne iniciaram um boicote à rede e pararam de entregar mercadorias às lojas brasileiras.

 

“Eu estou feliz com a atitude dos nossos fornecedores, das nossas plantas frigoríficas. Se para o povo francês, o Carrefour não serve comprar carne brasileira, o Carrefour brasileiro também não compre carne brasileira para colocar nas suas gôndolas aqui no Brasil”, disse Fávaro, em entrevista à GloboNews.

 

Para Fávaro, o maior problema não foi a medida em si, mas a atitude do CEO do Grupo, Alexandre Bompard (quem anunciou a decisão), de citar preocupações com a qualidade sanitária dos produtos da América do Sul.

 

Veja também

 

Confederação Israelita 'exclui' Bolsonaro em jantar de líderes da direita

 

Após revés do PT nas urnas, Lula traça plano de aproximação com prefeitos para neutralizar bolsonarismo em 2026

 

“Ele falar da qualidade sanitária. A França compra a carne do Brasil há 40 anos, só agora ele foi detectar isso?”, questionou.

 

“O problema é a forma como o CEO do Carrefour tratou (do assunto). O primeiro parágrafo da carta, da manifestação dele, fala com relação à qualidade sanitária das carnes brasileiras, o que é inadmissível falar. O Brasil tem uma das maiores sanidades de produtos alimentícios do mundo, não dá nem para comparar com a qualidade francesa, de tão melhor que é a brasileira”, pontuou Fávaro.

 

Em outra entrevista, desta vez à Folha de S.Paulo, Fávaro disse que o boicote ao Carrefour também inclui os produtores de frango, que deixarão de vender para as lojas francesas enquanto não houver uma retratação global da empresa.

 

O Carrefour confirmou hoje que fornecedores deixaram de entregar as mercadorias e que a medida impacta diretamente os clientes da rede. Disse, no entanto, que não havia desabastecimento nas lojas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“Estamos em diálogo constante na busca de soluções que viabilizem a retomada do abastecimento de carne nas nossas lojas o mais rápido possível, respeitando os compromissos que temos com nossos mais de 130 mil colaboradores e com milhões de clientes em todo o Brasil”, diz um trecho da nota enviada à imprensa.

 

Fonte: Correio Braziliense

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.