Por meio da manipulação genética, pesquisadores chineses introduziram DNA de aranha em bichos-da-seda
Cientistas chineses introduziram DNA de aranha em bichos-da-seda e fizeram com que produzissem fibras seis vezes mais resistentes que o Kevlar, usado em coletes à prova de balas.
O estudo que traz essa novidade foi publicado na última quarta (20/9) na revista científica Matter. Ele é o primeiro a ter sucesso na produção de seda por insetos alterados geneticamente com DNA de aranha, revela o site científico Phys.org.
Os pesquisadores esperam que essa técnica possa ser usada na fabricação de uma alternativa ecologicamente adequada às fibras comerciais sintéticas, como nylon e poliéster. “A fibra do bicho-da-seda é atualmente a única de origem animal comercializada em larga escala, com técnicas de criação bem estabelecidas.
Veja também

Neuralink, de Elon Musk, recruta voluntários para teste de chip cerebral
Nasa revela que asteroide Bennu pode colidir com a Terra no ano 2182
Consequentemente, o emprego de bichos-da-seda geneticamente modificados para produzir ‘seda de aranha’ permite a comercialização em larga escala e baixo custo”, comenta o pesquisador Junpeng Mi, da Universidade Donghua, na China, um dos autores do estudo, citado pelo site especializado.
Os cientistas consideram essa “seda de aranha” uma alternativa atraente e sustentável às fibras sintéticas, que poluem o ambiente com microplásticos nocivos e costumam ser produzidas com combustíveis fósseis, que geram gases de efeito estufa.
No caso da fibra produzida pelos bichos-da-seda geneticamente modificados, ela é naturalmente resistente às intempéries, saindo do animal com uma “camada protetora”.
“O desempenho mecânico excepcionalmente alto das fibras produzidas no estudo é uma promessa significativa. Esse tipo de fibra pode ser usado como suturas cirúrgicas, atendendo a uma demanda global superior a 300 milhões de procedimentos anuais”, diz Junpeng ao Phys.org.
As fibras de “seda de aranha” também podem ser usadas em roupas mais confortáveis e tipos inovadores de coletes à prova de balas, segundo o cientista chinês. Podem também ter aplicações em materiais de uso militar, aeroespacial e biomédico.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Para induzir os bichos-da-seda a produzirem teias de aranha, os pesquisadores introduziram genes de proteínas dos aracnídeos no DNA dos insetos – injetando nos ovos fertilizados.
Fonte:Trendsbr