Apesar da tentativa inicial de driblar os jornalistas, o governador falou em seguida e defendeu a Polícia Militar
Com sua política de segurança pública sofrendo críticas após a divulgação de casos de violência, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi assediado por bolsonaristas nesta quarta-feira ao receber uma homenagem na Câmara dos Deputados. Logo na chegada, ele foi escoltado pelo deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde durante o governo de Jair Bolsonaro, quando Tarcísio comandava a Infraestrutura.
— Vamos sair por lá, a imprensa está muito em cima — disse Tarcísio ao ex-colega. Apesar da tentativa inicial de driblar os jornalistas, o governador falou em seguida e defendeu a Polícia Militar e o secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite (PL), depois dos recentes casos de violência que vieram à tona.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um policial militar de folga dá 11 tiros nas costas de um homem de 26 anos em um mercado na Zona Sul de São Paulo. A vítima é Gabriel Renan da Silva Soares, e o caso ocorreu no último dia 3 de novembro.
Veja também
Após atraso, urgência para corte de gastos segue na pauta da Câmara
Lula encaminha ao Senado indicações para a diretoria do Banco Central
Imagens de outro caso mostram um motociclista já rendido, no chão, sendo agredido por agentes no bairro de Jardim Damasceno, na zona norte da capital paulista. Em um terceiro episódio, um homem foi jogado de cima de uma ponte em um córrego na Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo.
Tarcísio se abrigou no gabinete da vice-presidência da Câmara, ocupado atualmente pelo presidente do seu partido, o deputado Marcos Pereira. Além de Pazuello, outro ex-ministro de Bolsonaro também acompanhou a comitiva, o deputado Ricardo Salles (Novo-SP), ex-chefe do Meio Ambiente.
Foto: Reprodução
O governador paulista disse ao GLOBO que queria aproveitar a visita a Brasília para tratar de outros temas, como o projeto que busca equacionar a dívida dos estados e está na Câmara. Ele queria conversar com Arthur Lira (PP-AL), caso tivesse a oportunidade.
No plenário, um grupo de parlamentares se aglomerou ao redor do governador. Entre eles, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e seu marido, o coronel Antônio Aginaldo de Oliveira. A parlamentar tirou diversas fotos ao lado do governador. Segundo Aginaldo, o governador o parabenizou pela sua indicação como secretário de Segurança Pública em Caucaia, no Ceará. Aginaldo concorreu à prefeitura do município em outubro, mas ficou em último e deve assumir o posto no primeiro escalão do prefeito eleito no ano que vem.
Apesar do entusiasmo dos antigos colegas, não só bolsonaristas vieram os cumprimentos a Tarcísio. Ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula, Silvio Costa Filho (Republicanos), também acompanhou Tarcísio durante a homenagem. O ministro também foi um dos homenageados com a medalha.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Criada em 1983, a medalha do Mérito Legislativo é dada a autoridades, personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A premiação é feita por indicação dos parlamentares. Cada líder partidário pôde indicar até uma pessoa física ou jurídica, e integrantes da Mesa Diretora da Câmara puderam indicar dois homenageados. Correligionário de Tarcísio, o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) também foi agraciado, assim como o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, Marcelo Rubens Paiva, a atriz Fernanda Torres, entre outros nomes.
Fonte: O Globo