Instituído por Lula e celebrado pela 1ª vez como feriado nacional em 2024, Dia da Consciência Negra ficou fora das prioridades do Planalto
Instituído pelo presidente Lula em 2003 e celebrado pela primeira vez como feriado nacional em 2024, o Dia da Consciência Negra ficou de fora das prioridades do petista este ano.
Com foco na cúpula do G20, o Palácio do Planalto não realizou nenhum evento, pronunciamento ou lançamento de política pública para celebrar a data, comemorada na quarta-feira (20/11).
Lula também não fez qualquer comentário público sobre o assunto. O petista passou o Dia da Consciência Negra em agendas com o presidente da China, Xi Jinping, em Brasília.
Veja também
Não houve sequer postagens de autoria de Lula nas redes sociais. O petista apenas repostou no X uma publicação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, sobre a data.
Além de Anielle, os perfis do governo federal e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) fizeram uma publicação cada nas redes sociais sobre o assunto.
Em 2023, Lula realizou um grande evento no Planalto para celebrar o Dia da Consciência Negra. Na cerimônia, ele assinou ações voltadas para as populações quilombolas e anunciou bolsas de intercâmbio para pessoas negras.
Além disso, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, chegou a fazer um pronunciamento em cadeira nacional de rádio e TV no dia 19 de novembro, falando sobre a importância da data.
A coluna apurou que o Ministério da Igualdade Racial (MIR) prepara uma cerimônia em alusão ao Dia da Consciência Negra no dia 27 de novembro, na cidade de União dos Palmares (AL).
Ainda não há, no entanto, confirmação sobre a participação de Lula. Integrantes do MIR dizem que, diferentemente de 2023, o petista sequer recebeu Anielle para falar sobre a data em 2024.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A ministra da Igualdade Racial debateu o tema apenas com Miriam Belchior, atual secretária-executiva da Casa Civil, comandada por Rui Costa.
Fonte: Metrópoles