Jeferson Rudy/Agência Senado
A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (9/4), a realização de uma audiência pública que prevê o convite ao bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter). O requerimento foi protocolado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).
O pedido busca apurar possíveis ações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reveladas pelo chamado “Twitter Files Brazil”, que apontou suposta interferência e monitoramento ilegal por parte do tribunal, que teriam influenciado as eleições brasileiras.
Inicialmente, o requerimento previa o convite do jornalista estadunidense Michael Shellenberger, responsável pela divulgação do material, e do comunicador português Sérgio Tavares, que afirmou ter sido retido pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) ao tentar cobrir a manifestação bolsonarista de 25 de fevereiro, na Avenida Paulista.
Veja também

FAB intercepta avião com carregamento de cocaína e faz pouso forçado
Motoristas escondem mais de 250 kg de drogas em carros e acabam presos
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), porém, sugeriu que Musk fosse ouvido por videoconferência. Os parlamentares pretendem convidar também representantes de outras redes sociais, como YouTube, Instagra e Facebook.
PROVOCAÇÕES
Elon Musk fez uma série de provocações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O empresário também incitou para que sejam descumpridas decisões judiciais.
Diante das afirmações, Moraes decidiu incluir Musk no Inquérito das Milícias Digitais. O ministro fixou multa diária de R$ 100 mil à plataforma e a cada perfil que descumprir as determinações da Suprema Corte ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O bilionário subiu o tom, chamando Moraes de “ditador” e afirmando que o ministro tem o presidente Lula “na coleira”. Nesta terça, o chefe do Executivo alfinetou Musk e citou a preocupação de bilionários em tentar “fazer foguete” em vez de cuidar da preservação da Amazônia.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
“Tem até bilionário tentando fazer foguete para achar algo no espaço, mas não tem”, disse Lula. “Ele vai ter que aprender a viver aqui, ele vai ter que usar o muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui, a melhorar a vida das pessoas”, completou.
Fonte: Metrópoles